Foto: Bella Akhmadulina, Poetisa e tradutora (anos 60), é uma das candidatas @Anastasiya Fedorenko/wikipedia

O Sberbank, o maior banco da Rússia e da Europa do Leste, lançou uma iniciativa no Dia Internacional da Mulher para atribuir nomes de mulheres compatriotas em novas ruas na Rússia.

Intitulado "Em Nome das Mulheres", o projeto foi criado para divulgar informações sobre mulheres russas que deram uma importante contribuição para a ciência, arte, educação, desporto, entre outras áreas.

Muitas mulheres famosas já foram imortalizadas em nomes de ruas russas, como por exemplo, a matemática Sofya Kovalevskaya, a escultora Vera Mukhina, a poetisa Anna Akhmatova, a cantora de ópera Galina Vishnevskaya, as pilotos Valentina Grizodubova e Marina Raskova, bem como ruas com os nomes de mulheres políticas e heróis de guerra. No entanto, apenas 1,5% das ruas em Moscovo têm o nome de mulheres ilustres.

O Sber pretende atrair a atenção do público para a importância da igualdade de género através deste projeto. O lançamento no Dia Internacional da Mulher enfatiza essa mensagem e destaca o papel que as mulheres desempenham em várias áreas.

Os interessados podem consultar a lista de mulheres que contribuíram para o desenvolvimento do país no site especial criado para o efeito - sber8marta.ru/en (disponível em russo e inglês). Cada visitante pode votar numa mulher famosa que gostaria de nomear para uma rua ou sugerir uma candidata que não foi incluída na lista.

No final do projeto, a instituição enviará pedidos formais aos gabinetes dos presidentes de câmara das cidades russas para nomear novas ruas com nomes de mulheres proeminentes.

Como resultado, mais ruas das cidades russas terão nomes femininos, enquanto os residentes destas cidades aprenderão mais sobre estas mulheres russas de destaque.