O novo Museu Nacional do Qatar conta a história do Qatar e do seu povo, com mais de 700 milhões de anos até aos dias de hoje, dando voz à rica herança e cultura do país e, por outro lado, expressa as aspirações de uma comunidade vibrante para o futuro.

Como peça central, o museu acolhe o histórico palácio, agora restaurado, que antigamente era o lar da Família Real e sede do governo, e foi posteriormente o local do Museu Nacional original.

Museu Nacional do Qatar
créditos: Museu Nacional do Qatar

O novo edifício, de 40.000 metros quadrados idealizado pelo arquiteto francês Jean Nouvel, incorpora, além do Palácio, obras de arte inovadoras encomendadas a artistas internacionais e locais, objetos raros e preciosos, materiais documentais e oportunidades interativas de aprendizagem para crianças e escolas.

Sheikha Amna bint Abdulaziz bin Jassim Al Thani, diretor do Museu Nacional do Qatar, disse: “O Museu Nacional proporcionará aos visitantes uma experiência de museu sem precedentes, com pessoas no centro da sua visão e desenvolvimento. Este é um museu que narra a história do povo do Qatar e partilha esta história de uma forma inovadora, holística e imersiva”.

No centro das exposições permanentes do museu, e acessível ao público, está um arquivo digital de milhares de imagens, vídeos e documentos do Qatar e do seu exterior.

Museu Nacional do Qatar
créditos: Museu Nacional do Qatar

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.