A CP assegura a partir do final do mês novos horários na Linha do Leste, entre o Entroncamento e Badajoz, que permitirão reduzir o tempo de viagem de comboio entre Lisboa e Madrid das atuais 11 para nove horas.

Segundo uma nota divulgada hoje pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação, citada pela Lusa, “passa a haver dois comboios diários por sentido na Linha do Leste, entre o Entroncamento e Badajoz, ambos com enlace direto com o Intercidades até Lisboa, e um por sentido com enlace com o Intercity até Madrid”.

Conforme salienta, estes novos horários para os serviços na Linha do Leste “permitem reduzir tempo de viagem de comboio entre Lisboa e Madrid para cerca de nove horas, comparado com as atuais mais de 11 horas”.

De acordo com o ministério, os novos horários “devem entrar em vigor dia 31 de julho”.

Novo horário, o mesmo serviço

Apesar do novo horário, a ligação entre Lisboa e Madrid ainda obriga a fazer pelo menos um transbordo do lado português (no Entroncamento) e outro no país vizinho (em Badajoz). Ou seja, a deslocação continua a implicar apanhar, no mínimo, três comboios diferentes.

Importa ainda notar que, a partir do Entroncamento, a viagem até à fronteira é realizada a bordo de um comboio regional da Linha do Leste, movido a diesel, que demora três horas a chegar a Badajoz.

Fotografia de Nuno Mourão.