Um dos países mais difíceis de visitar como turista, a Arábia Saudita apresentou vistos eletrónicos para portadores de passaporte de 49 países, incluindo a União Europeia, EUA, China, Japão e Austrália. Os novos vistos eletrónicos podem ser solicitados on-line por SR440 (cerca de 108 euros) e a autoridade de turismo garante que serão processados em 30 minutos.

Os vistos serão aceitos em todos os aeroportos e fronteiras terrestres da Arábia Saudita, tornando a viagem por terra mais viável do que nunca. Até agora, os vistos sauditas eram concedidos apenas a trabalhadores expatriados, pessoas que visitavam o país a negócios e peregrinos.

A Arábia Saudita está a passar por uma rápida mudança cultural nos últimos anos, incluindo permitir que as mulheres conduzam e tenham passaportes sem a permissão de um tutor, a reintrodução de cinemas e música ao vivo em público após uma ausência de 35 anos.

Para atrair turistas, um grande número de novos empreendimentos estão em andamento, incluindo resorts de praia de luxo no Mar Vermelho com menos regras e talvez até a permissão para bebidas alcoólicas, um resort do famoso arquiteto francês Jean Nouvel perto do local arqueológico apelidado como "Petra da Arábia Saudita" e até turismo em cavernas. O país tem também um enorme potencial como destino de mergulho quente no Mar Vermelho e já possui cinco locais do Património Mundial da UNESCO. No entanto, existem algumas ressalvas: as mulheres ainda vão precisar de se vestir de forma modesta em público, e os não muçulmanos continuam proibidos de visitar as cidades sagradas de Meca e Medina.

A Arábia Saudita espera atrair 100 milhões de visitantes estrangeiros e domésticos até 2030 e criar um milhão de novos empregos no setor do turismo. O presidente da Comissão Saudita de Turismo e Património Nacional convidou os investidores a fazer parte do que chamou de "o setor de turismo que mais cresce no mundo" num comunicado à imprensa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.