Esta iniciativa do governo, como forma de aumentar indústria do turismo, especifica que os turistas deixam de estar obrigados a provar que são casados se quiserem partilhar o mesmo quarto de hotel. As mulheres sauditas também poderão fazer reservas sem estarem acompanhadas.

"Todos os cidadãos sauditas são obrigados a mostrar identificação familiar ou comprovativo de relacionamento ao fazerem uma reserva em hotéis", disse a Comissão Saudita de Turismo e Património Nacional em comunicado. "O mesmo não é necessário para os turistas estrangeiros. Todas as mulheres, incluindo sauditas, podem reservar e ficar em hotéis sozinhas, fornecendo identificação no check-in".

Além de fornecer vistos eletrónicos e vistos na chegada a visitantes de 49 países, outra novidade recente é que as turistas não precisarão cobrir o corpo na totalidade, apenas deverão vestir-se "de forma modesta em público". O álcool, no entanto, continua a ser proibido.

Há muito visto como um dos lugares mais restritos do mundo, a Arábia Saudita está a tentar amenizar a sua imagem aos olhos de turistas e investidores estrangeiros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.