Atividades ao ar livre

O País de Gales é o berço do coasteering, uma forma de explorar o litoral sem o uso de barco ou pranchas. Os guias experientes da Celtic Quest, em Pembrokeshire, irão adaptar a sua experiência de acordo com o seu espírito aventureiro (veja o tipo de atividades na nossa galeria).

Para os amantes dos desportos aquáticos, também há diversas opções, desde kitesurf e parapente até paddleboarding e natação. E por que não fazer um passeio de barco até uma das 50 ilhas galesas que ficam foram do litoral?

Natureza e conservação

Conheça a vida local selvagem com um cruzeiro Seacoast Safaris, onde pode avistar os residentes distintos da Ilha Puffin. Mantenha os olhos bem abertos para ver focas e golfinhos.

Visite o centro de Vida Selvagem de Cardingan Bay, gerido pela Wildlife Trust of South e West Wales, para saber mais sobre a vida marinha galesa. Participe numa das suas viagens de pesquisa, que incluem investigação sobre golfinhos, e até poderá ouvir estes mamíferos sociáveis através de um microfone subaquático.

Contemple as Stack Rocks e a Green Bridge, onde séculos de água do mar moldaram o arco e os pilares das rochas. O acesso é feito através de uma via reservada ao exército, por isso deverá verificar antes da visita se o caminho se encontra aberto.

Desfrute de um passeio a cavalo ao longo da praia de Druidston Haven. O trilho de areia isolado é cercado por formações de penhascos e cavernas rochosas.

Aventuras em terra

Caminhe, corra ou ande de bicicleta ao longo do Coast Path, a primeira rota ininterrupta do mundo ao longo de uma costa nacional.

Admire as praias, estuários, falésias e bosques. Passeie pelas orlas e docas urbanas ou explore as fortalezas costeiras, como o Castelo de Manorbier, em Tenby.

No Museu Nacional Waterfront, em Swansea, também poderá descobrir mais sobre a história industrial do país e os piratas que navegavam pelos mares galeses.

Onde relaxar

Dirija-se a Portmeirion, que ficou famoso no drama peculiar dos anos 1960, The Prisoner. Situada numa área de conservação, esta vila de estilo italiano na costa do Parque Nacional de Snowdonia, no norte do País de Gales, tem vista para o estuário do rio Dwyryd e abriga inúmeros cafés, lojas e o único spa do Snowdonia.

Aproveite o sol ou desfrute de uma caminhada ao longo de algumas das 230 praias do País de Gales.

"Saborear" o mar

Se gosta de saborear uma refeição com vista, reserve uma mesa no "Coast", na Coppet Hall Beach perto da aldeia de Saundersfoot, em Pembrokeshire, que serve peixe fresco e marisco, juntamente com vistas panorâmicas sobre a Baía de Carmarthen.

A Brasserie Langland's, em Swansea, está situada de frente para o mar e é o lar de deliciosas iguarias de origem local, com vistas deslumbrantes sobre a baía. O prato de peixe e frutos do mar é um dos favoritos.

Para uma experiência gastronómica mais moderna, com vista lateral para o mar, pode jantar no Beach House Restaurant, com vista para a Baía de Oxwich, em Swansea.

Eventos a não perder

Criado há 21 anos por um grupo de pescadores que queria destacar os frutos do mar locais, o Cardigan Bay Seafood Festival, acontece este ano a 8 de julho, é o evento perfeito para experimentar pratos galeses frescos.

Na sexta-feira, 13 de julho, junte-se ao anual Wales Swim, na Tenby's North Beach, onde os nadadores fazem um percurso de 1.9 ou 3.8 quilómetros num dos maiores eventos de natação em águas abertas do país.

Fonte/Fotos: Visit Britain

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.