As Fragas de São Simão são um dos nossos locais preferidos no mundo. Uma vez que somos desta região, vamos lá várias vezes ao ano. E a verdade é uma: não nos fartamos desta maravilha da natureza. Os elogios estão feitos, portanto, vamos lá conhecer esta riqueza natural!

Onde se localiza e como chegar

O Passadiço das Fragas de São Simão localiza-se no concelho de Figueiró dos Vinhos, junto à aldeia Casal de São Simão, que faz parte da rede de Aldeias do Xisto da Serra da Lousã e fica muito próximo das Fragas de São Simão.

Todo o trajeto está bem identificado. Ainda assim, a maneira mais fácil de chegar até lá, independentemente de onde venha, é apanhar a A13 e sair no Avelar. Continue pela IC8 em direção a Castelo Branco saindo na saída de Aguda/Fato. Uma vez lá, siga pela estrada municipal (EM525) até chegar à aldeia de Casal de São Simão ou ao Miradouro das Fragas de São Simão.

Melhor época para visitar

Toda e qualquer altura do ano é boa para fazer o Passadiço das Fragas de São Simão. A única exceção são os dias chuvosos de Inverno, até porque a Ribeira de Alge pode alagar algumas zonas do percurso.

Se quer aproveitar e deliciar-se na (refrescante) água da praia fluvial, então recomendamos a altura do verão em que as temperaturas são mais apetecíveis a um mergulho e banhos de sol.

Se não é adepto a fazer caminhadas com calor (e também com menos turistas), então fuja dos meses de verão.

O que precisa saber para visitar o Passadiço das Fragas de São Simão
créditos: Viver o Mundo

Como é o Passadiço das Fragas de São Simão

O Passadiço das Fragas de São Simão, nas margens da Ribeira de Alge, foi construído em madeira com a finalidade de interligar as atrações envolventes – aldeia, praia fluvial e miradouro.

O troço mais conhecido é a escadaria que liga o Miradouro das Fragas de São Simão à Praia Fluvial das Fragas de São Simão. Este conta com cerca de 1 km e a paisagem, essa, é de cortar a respiração. Este troço não tem qualquer tipo de sombras, pelo que em dias de calor intenso torna-se mais complicado. Assim sendo, recomendamos que leve água consigo.

O outro troço do passadiço, também com 1 km de extensão, liga a Praia Fluvial das Fragas de São Simão à aldeia do Casal de São Simão. Segue sempre junto à Ribeira de Alge, e aí sobe pela mata acima até à aldeia, pelo percurso pedestre PR1 FVN. Esta parte do trilho não é em passadiço, mas sim em terra batida. O percurso tem imensas sombras e é um passeio bastante agradável de se fazer.

Onde começar o Passadiço das Fragas de São Simão

Pode começar o trilho em três locais distintos: na aldeia Casal de São Simão, na Praia Fluvial das Fragas de São Simão (meio do trilho), ou no miradouro das Fragas de São Simão. Caso não tenha problemas de mobilidade, é indiferente que faça o trilho completo (ida e volta), iniciando em qualquer das extremidades. Em ambos os casos, o percurso a realizar terá sempre a forma de um “V”, com a praia fluvial a meio do caminho, no fundo do vale.

Onde estacionar o carro

Pode estacionar o carro em qualquer um dos três pontos acima referidos. No entanto, o estacionamento junto ao Miradouro das Fragas de São Simão e na aldeia do Casal de São Simão é bastante limitado. Como tal, recomendamos a chegar cedo, para conseguir lugar.

Se for em dias de grande afluência, como por exemplo nos fins-de-semana de verão, é possível que os encontre lotados. Assim sendo, terá mesmo de estacionar num dos dois parques de estacionamento da Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

O percurso

Este percurso dificilmente vai sair da sua memória de tão bonito que é. No total, são cerca de 5 km repletos de paisagens exuberantes, num enquadramento paisagístico de cortar a respiração.

Miradouro

O Miradouro proporciona uma das melhores vistas sobre as Fragas de São Simão. É aqui que conseguimos ter a noção da verdadeira dimensão do que nos reserva. Pelos contornos da imponente crista quartzítica, o miradouro ergue-se como um cartão postal aos nosso olhos.

Praia Fluvial

Fragas de São Simão
créditos: Viver o Mundo

Embutida entre duas fragas, a Praia Fluvial das Fragas de São Simão é de uma beleza ímpar. A imponente crista quartzítica que se eleva a dezenas de metros, deixa uma pequena abertura por onde passa a Ribeira de Alge, formando assim piscinas naturais nas rochas. Apesar da água ser (muito) fria, é tão límpida que dá para ver as pequenas rochas no fundo. A praia fluvial dispõe de um bar, parque de merendas, instalações sanitárias e balneários (abertos nos meses de verão). A praia encontra-se ainda vigiada por um nadador-salvador.

As Fragas de São Simão é um sítio que enche as medidas a qualquer um. Desde os mais aventureiros que ali fazem campismo selvagem ou saltam das fragas como se fossem pranchas, às famílias que encontram ali o local ideal para relaxar, ou aos amantes da natureza que apenas ali vão para usufruir da paisagem. Paisagem essa que parece um postal.

Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo

Encontre no Instagram mais inspiração para as próximas escapadinhas

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.