Assinalado a 22 de novembro como forma de incentivar o ato de sair de casa e passear, o Dia de Dar uma Volta é um apelo à mobilidade e à liberdade. Assim, para marcar a data, selecionamos alguns passeios diferentes que pode fazer em Portugal, quem sabe, ainda durante o fim de semana.

1. Pedale numa antiga linha de comboio entre Marvão e Castelo de Vide

Chama-se Rail Bike e é um belo exemplo de como se pode dar uma nova vida a linhas ferroviárias que já não estão em uso. Este é um passeio numa antiga linha de comboio entre Marvão e Castelo de Vide num veículo movido a pedais e onde se descobrem bonitas paisagens do Parque Natural da Serra de São Mamede. Existem dois percursos disponíveis, um de 15 quilómetros e outro de 32. Mais informações aqui.

Rail Bike
Rail Bike Rail Bike créditos: Andarilho

2. Aprecie Gaia e Porto a partir do teleférico

É uma viagem curta e turística, mas garantimos que as vistas são de cortar a respiração. Se ainda não o fez, aproveite a sua próxima ida ao Cais de Gaia para apanhar o teleférico até ao Jardim do Morro. Dica: vá na altura do pôr do sol.

Teleférico de Gaia
Teleférico de Gaia Teleférico de Gaia créditos: Site oficial

3. Ponha-se à prova numa via ferrata

Imprópria para quem tem vertigens, percorrer uma via ferrata é uma atividade que faz subir os níveis de adrenalina. Através de um percurso vertical em zonas rochosas de montanha, existem várias opções de via ferrata em Portugal, como por exemplo, a do Rabaçal, em Valpaços.

Via Ferrata da Ecovia do Rabaçal
Via Ferrata da Ecovia do Rabaçal Via Ferrata da Ecovia do Rabaçal créditos: DR

4. Explore as praias da Comporta a cavalo

São ainda consideradas praias selvagens, entre a Comporta e Melides, e pode conhecê-las através de um passeio a cavalo. Já existem alguns operadores turísticos a promover esta atividade.

Explore as praias da Comporta a cavalo
Explore as praias da Comporta a cavalo Passeio a cavalo na praia créditos: Passeios a Cavalo Melides

5. Embarque num barco vintage para apreciar o Douro

Existem muitas opções de passeios de barco no rio Douro, mas com a operadora Pipadouro pode navegar em barcos dos anos 50 e 60, com um toque de luxo e exclusividade. A partir de um cais privado no Pinhão, onde ancora as embarcações clássicas, a Pipadouro destaca-se pela aposta em programas baseados no conceito tailor-made, ao gosto e medida de cada cliente.

Que tal navegar pelo Douro num iate vintage com paragem em quintas emblemáticas?
Que tal navegar pelo Douro num iate vintage com paragem em quintas emblemáticas? O Friendship I a navegar pelo Douro créditos: Divulgação