Foi construída em meados da década de 1970 ao longo da montanha Taihang, para ligar a remota aldeia de Guoliang ao resto do país. Antes da construção da estrada, a única forma de chegar às províncias vizinhas de Huixian e Xinxiang era percorrer um caminho muito perigoso, através de uma subida vertiginosa entre ravinas e precipícios, que incluía algumas escadas íngremes, estreitas e escorregadias, embutidas na encosta da montanha, chamadas de “Escadas do Céu”. 

Hoje o caminho continua a ser perigoso, a diferença é que agora pode ser feito de carro.

A construção da estrada foi inicialmente recusada pelo governo chinês, mas uma equipa de 13 homens, liderada pelo chefe da aldeia de Guoliang, Shen Mingxin, assumiu a corajosa e impressionante proeza de abrir o seu próprio caminho para a civilização. 

Com apenas martelos e cinzéis, conseguiram cavar um túnel de 1.200 metros, com 5 metros de altura e 4 metros de largura. A construção durou cerca de 5 anos e na sua fase mais difícil, o túnel avançou apenas um metro a cada três dias. A certa altura foram usados explosivos que arrancaram pedaços inteiros da montanha, criando mais de 30 “janelas”, de diferentes formatos e tamanhos, viradas para a ravina, que hoje permitem a entrada de luz, mas que inicialmente foram utilizadas pelos construtores para escoar o entulho da obra.

Há “janelas” redondas, quadradas e retangulares. Algumas chegam a ter dezenas de metros de comprimento.

Em maio de 1977, a estrada foi oficialmente aberta ao público, transformando Guoliang num destino turístico mundialmente famoso. 

É uma obra rara, resultado do sacrifício de homens duros e persistentes. Criada para superar o isolamento no coração de uma montanha.

Hoje quem percorre este caminho também precisa de coragem. O túnel é bastante assustador e a estrada não tolera erros, requerendo muito cuidado e concentração na condução. Um único erro, dizem os habitantes locais, significa grandes problemas e a maioria dos acidentes que aqui acontecem é causada principalmente pela negligência do viajante. 

Realisticamente a estrada e o seu túnel apenas permitem tráfego de sentido único. Este facto juntamente com as curvas e declives em lugares imprevisíveis é o suficiente para deixar qualquer condutor aterrorizado com o que pode estar a vir na sua direção.

Não é uma estrada para quem tem o coração fraco, mas é uma rota extremamente cénica para os amantes da adrenalina e um destino importante no mapa do turismo chinês.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana em Portugal e no mundo, espreitem o The Travellight World e a minha página de Instagram