Gulpiyuri é uma pequena baía em forma de concha localizada ao norte de Naves, a meio caminho entre Ribadesella e Llanes, nas Astúrias, na região norte do interior da Espanha.
A praia que aqui se forma tem apenas cerca de 50 metros, mas apesar de ser bem pequena, é muito conhecida pela sua beleza, areia dourada, ondas vivas e tranquilidade. Não admira portanto que tenha sido classificada Monumento Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.
Como se formou?
Este pequeno oásis localizado longe do mar começou a se formar durante a Idade do Gelo, com o mar a abrir caminho lentamente pelas cavernas e rochas durante a maré alta.
Ao longo dos séculos foi criado um intrincado sistema de passagens subterrâneas e as águas oceânicas salgadas, provenientes da vizinha Baía da Biscaia, conseguiram chegar até à clareira verde, transformando-a num pequeno paraíso para os viajantes.
Como chegar?
A praia de Gulpiyuri fica a norte de uma pequena cidade chamada Naves, que por sua vez fica a 14 km da cidade de Llanes. É bastante escondida e de difícil acesso, mas é relativamente fácil de lá chegar seguindo o GPS (Coordenadas GPS: Latitud: 43º 26′ 40» N. Longitud: 4º 53′ 4» W).
Apanhe a Rodovia do Cantábrico até a saída 313 (Naves / Villahormes / Hontoria). Se vier da zona de Ribadesella, siga pela saída 313 e, na primeira rotunda, atravesse para o outro lado da auto-estrada. Continue pela estrada asfaltada e, quando esta terminar e começar a estrada de terra, estacione o carro. Continue a pé e chegará a Gulpiyuri em poucos minutos.
Desde que se tornou popular, há um grande fluxo de turistas a dirigir-se para a área, principalmente no verão, por isso os visitantes devem estar prontos para enfrentar longas filas de trânsito na estrada para chegar a esta pequena enseada. O esforço, no entanto vale a pena. Se não concorda comigo, veja as imagens!
Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight World e minha página de Instagram
Comentários