A aventura certa, no lugar certo. É mais ou menos isto que deve ter em conta para dar mais adrenalina à sua próxima viagem. Tire proveito das especificidades dos lugares que visita, pois há experiências que vale a pena ter pelo menos uma vez na vida. Já com vontade de se aventurar? Veja a lista.

Nadar com tubarões-baleia

Existem poucos lugares no mundo onde é possível mergulhar e nadar ao lado do maior peixe do mundo. A boa notícia é que não precisa de ir para muito longe para mergulhar nesta aventura. Se planeia visitar os Açores, aproveite a oportunidade. Embora seja possível avistar tubarões baleia em várias ilhas dos Açores, Santa Maria é a ilha mais visitada por este colosso dos mares. Caso não vá este ano até aos Açores, mas planeia férias cá dentro, vale pena descobrir o mundo do nosso mar. De Norte a Sul, as opções são muitas e vão desde a observação de golfinhos até ao mergulho com jamantas ou tubarões-baleia, passando também pela prática de snorkel.

Caso vá para fora, o México e as Maldivas são perfeitos para viver esta aventura.

Aventure-se num "tuk tuk"

Os "tuk tuk" já invadiram Portugal e, por isso, é provável que tenham perdido o seu exotismo. Contudo, não deixam de ser uma aventura e uma forma diferente de explorar novos lugares. No Sri Lanka tem a oportunidade de explorar o país a bordo de um "tuk tuk". Na viagem que dura 10 dias e num total de mil quilómetros à volta do Sri Lanka, os viajantes terão a oportunidade de conhecer o país à sua maneira. Todas as manhãs, a organização informa os viajantes onde será o ponto de encontro ao final da tarde. Até lá, os viajantes terão uma lista de desafios para cumprir ao longo do caminho e liberdade para tomar contacto com as comunidades, apreciar as paisagens e, acima de tudo, para desfrutar do destino.

Amazonia

Caiaque e pesca de piranha na Amazônia mais distante

A CNN diz que esta viagem não é aconselhada para quem sofre do coração. A proposta é uma viagem de caiaque através de algumas das partes mais remotas da Amazônia na Colômbia, Peru e Brasil. Esta é a oportunidade de pescar piranhas, conhecer tribos indígenas e de explorar a floresta durante a noite, altura em que a vida selvagem é mais vociferante.

Caminhar nos glaciares

Quem já caminhou por glaciares diz ser inesquecível, contudo, há que ter cuidado e seguir bem as instruções dos guias. “A sensação de estar numa superfície enorme e ao mesmo tempo muito sensível, beber água que pode ter milhões de anos, o som dos grampos a passar sobre o gelo... É uma das experiências que se tem de fazer para a vida ficar mais completa”, partilha o blog Who Trips a propósito da sua caminhada memorável no glaciar Perito Moreno.

Nadar entre duas placas tectónicas

O Viajar entre Viagens diz que esta experiência é obrigatória em qualquer viagem pela Islândia, especialmente para os amantes de aventura. Descrevem a experiência como extraordinária.

Corrida no lago gelado Baikal

E se a proposta for uma corrida sob a extensão gelada do Lago Baikal, o lago mais profundo do mundo? Para quem gosta de adrenalina é um evento a ter conta. Para mais informações consulte os The Adventurists.

Aventure-se no meio da selva do Bornéu

Um trekking de seis horas no meio da selva do Bornéu é uma aventura fantástica. "Há raízes de árvores a servir de corrimão, grutas com tectos cobertos de negro-mocergo, centopeias que se confundem com cobras, cobras que se camuflam de verde, travessias de rios e baloiços feitos de ramos de árvores", contou-nos a Menina Mundo. Já tem o coração a palpitar mais depressa? É hora de se aventurar.

Vai ao Funchal? Experimente andar de nau, teleférico e cestos

É uma proposta para toda a família e para quem gosta de aventuras mais moderadas, no entanto, não deixam de ser experiências diferentes para tornar a sua visita mais especial.

Também pode deixar os transportes de lado e explorar a ilha da Madeira através dos seus maravilhosos percursos pedestres.

Saltar 111 metros na ponte Victoria Falls

Este salto não é para todos. A ponte sobre o Zambeze faz a ligação na fronteira entre o Zimbabwe e a Zâmbia. Mesmo para quem não se aventure no bungee jumping, vale a pena atravessar a ponte a pé.

Descubra uma cidade a bordo de um helicóptero

Ganhe uma nova perspectiva sobre as cidades. Para além das vistas únicas a partir do céu, como a captada no Porto ou no Rio de Janeiro, Brasil, haverá tempo para acrobacias e outras brincadeiras que tornarão a experiência mais memorável.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.