Durante anos, o Algarve foi o destino de eleição de milhares de portugueses no verão que ali se divertiam debaixo do seu sol quente, praias de beleza inquestionável e gastronomia deliciosa, onde o peixe e o marisco eram reis.

Com o passar dos anos começámos a assistir ao aparecimento de um novo concorrente. O Alentejo começou, pouco a pouco, a entranhar-se no coração dos portugueses e a tornar-se também ele num dos destinos mais visitados na altura do verão. As suas vastas e bucólicas planícies, o seu ambiente descontraído e praias de enorme beleza começaram a encantar cada vez mais quem procurava descansar das rotinas diárias.

Hoje em dia, o difícil é escolher entre os dois na altura de decidir o destino das férias de verão.

ALGARVE

Paisagens Naturais

Ponta da Piedade: composta por várias formações rochosas espalhadas ao longo da costa, junto às falésias, a Ponta da Piedade, localizada no concelho de Lagos, é um dos locais de maior beleza natural do Algarve.

Ponta da Piedade
Ponta da Piedade créditos: Pixabay

Ria Formosa: lar de centenas de espécies diferentes de aves, onde se encontram os fascinantes flamingos, a Ria Formosa estende-se por 60kms alcançando os concelhos de Loulé, Faro, Tavira, Olhão e Vila Real de Santo António.

Serra de Monchique: do topo da Serra de Monchique avista o melhor do Algarve: a serra e o mar. É o refúgio perfeito para quem procura paisagens mais frescas entre florestas de carvalhos e sobreiros, numa paisagem que começa a recuperar após os incêndios do ano passado.

Gastronomia

Cataplana de Marisco: a Cataplana de Marisco algarvia, confecionada no típico prato de cobre que lhe dá o nome, é um dos pratos mais deliciosos da região.

Cataplana de marisco
Cataplana de marisco créditos: Satdeep Gill / CC BY-SA 4.0

Doçaria Regional (Doces Finos, Dom Rodrigo, Queijo de Figo): os amantes de amêndoa, figo e ovos encontram na doçaria regional algarvia verdadeiros momentos celestiais.

Polvo com Batata Doce: um prato que combina o melhor do mar com o melhor da terra, e é por isso que tanto o encontra no Algarve tanto na serra como junto ao mar.

Pontos de Interesse

Silves: palco de uma das maiores Feiras Medievais em Portugal que decorre no verão, Silves é uma cidade fascinante repleta de vestígios da presença árabe no nosso país. O castelo é de visita obrigatória.

Silves
Castelo de Silves créditos: Joland

Tavira: a arquitetura tradicional extremamente bem preservada da cidade de Tavira faz com que seja um dos locais mais bonitos a visitar no Algarve.

Sagres: o ponto mais sudoeste da Europa continental oferece, para além de uma grande beleza natural e ótimos locais para a prática de surf, vários pontos de interesse histórico como por exemplo a famosa Fortaleza de Sagres fundada pelo Infante D. Henrique.

ALENTEJO

Parque Natural do Sudoeste Alentejano
Parque Natural do Sudoeste Alentejano créditos: Paulo Valdivieso - Flickr

Paisagens Naturais

Parque Natural do Sudoeste Alentejano: estende-se de São Torpes até Odeceixe (a partir de onde se passa a chamar Costa Vicentina) e é conhecido pelas suas paisagens de enorme beleza natural em estado quase selvagem.

Vila Nova de Milfontes: é aqui que o Rio Mira se une ao Oceano Atlântico. Vila Nova de Milfontes oferece a quem a visita paisagens de beleza incontestável.

Alqueva: a Barragem do Alqueva é conhecida como “o maior lago artificial da Europa”, estendendo-se por uma área de 250km2. O seu céu foi igualmente distinguido com a classificação de Reserva Natural de Observação de Estrelas pela UNESCO.

Gastronomia

Migas à Alentejana: tendo por base o delicioso pão alentejano, as Migas alentejanas são um dos pratos mais famosos da região. Acompanham normalmente com carne de porco frita.

Migas à Alentejana
Migas à Alentejana créditos: Ricardo / Wikimedia Commons

Açorda à Alentejana: uma sopa não cozinhada, que junta a um caldo de água, azeite e alho, várias ervas aromáticas e fatias de pão alentejano. À sopa poderá ainda juntar peixe e ovos.

Sopa de Tomate: os melhores sabores juntam-se neste prato que oferece alguns dos principais ingredientes alentejanos como a batata, o tomate e o pão.

Pontos de Interesse

Vila Viçosa: conhecida como a “Princesa do Alentejo” e terra natal da famosa poetisa portuguesa Florbela Espanca, Vila Viçosa oferece aos seus visitantes um património histórico e cultural impressionante.

Évora: Património Mundial da UNESCO desde 1986, Évora transporta os seus visitantes numa viagem de séculos pela História. Por todo o lado é possível encontrarem-se vestígios da presença romana assim como vários palácios e edifícios medievais de beleza inquestionável.

Marvão, Alentejo
Marvão, Alentejo créditos: Elemaki / CC BY 3.0

Marvão: cercada por muralhas datadas do século XIII e XVII, Marvão é uma das vilas mais bonitas do Alentejo. Aqui é possível visitar ainda várias ruínas que remontam à época do Paleolítico, Neolítico e a tempos marcados pela presença romana.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.