Património Mundial da Humanidade

Classificada pela UNESCO desde 1986, Évora é ponto de passagem obrigatória para os amantes da história, da arte e da cultura. Mas não só: mesmo para quem gosta de caminhar sem rumo, um passeio pelo centro histórico revela uma cidade com edifícios dos períodos romano e neoclássico, passando pelo gótico e pelas expressões do manuelino, pela renascença e pelo barroco. É mesmo um museu a céu aberto onde diversas épocas da história estão bem documentadas, nos edifícios que nos enchem os olhos e a alma. Mas este é um museu vivo onde as pessoas habitam, trabalham, onde se sente o pulsar da cidade, culturalmente muito ativa, integrada no património que tão bem soube preservar.

Évora
créditos: Inacio Pires | Dreamstime.com

Seja em terra, na água ou no ar a aventura está garantida!

Para quem gosta de emoções fortes e cheias de adrenalina, Évora tem uma vasta oferta de experiências ao ar livre capazes de contrariar o tradicional ritmo alentejano. Desde paraquedismo, saltos de tandem ou saltos autónomos, o aeródromo da cidade está pronto para o levar até às nuvens. Se preferir as duas rodas, saiba que no Karting de Évora é possível alugar karts para quem gosta de velocidade ou simplesmente fazer umas corridas com os amigos. Se o seu ambiente natural é a água, então saiba que nas albufeiras e barragens da zona de Évora é possível praticar diversos desportos náuticos como a vela, canoagem, remo, ski aquático, windsurf ou jetski.

Circuito Megalítico de Évora

Atreva-se a passar para lá muralhas da cidade, a descobrir a beleza natural da paisagem alentejana e depare-se com um dos mais de 10 recintos megalíticos existentes no distrito de Évora e que tornam a região numa das mais importantes da Península Ibérica em riqueza Pré-histórica. Por exemplo, o Cromeleque dos Almendres, às portas de Évora, é o maior monumento megalítico da Península Ibérica e um dos mais antigos do mundo, tendo sido construído há 7 mil anos. Dois mil anos mais antigo que o famoso Stonehenge, na Grã-Bretanha! Mas há muitos outros monumentos megalíticos na região, que figuram entre os mais antigos da Europa, até ao Neolítico antigo (5500-4500 a.C.).

Circuito Megalítico de Évora
créditos: Wessel Cirkel | Dreamstime.com

A tranquilidade do campo às portas da cidade

Videiras, oliveiras, sobreiros, azinheiras, campos de cultivo... a planície alentejana é sinónimo de paisagens a perder de vista onde imperam a beleza e a tranquilidade. Para quem quer relaxar e usufruir ao máximo da beleza natural da região, sem barulhos e sem pressas, há inúmeras possibilidades. Desde voos em balão de ar quente, observação de estrelas e de aves, caminhadas, percursos de orientação, pesca, passeios de barco, passeios de bicicleta... há muito por onde escolher. Mas se prefere algo mais simples, vale a pena fazer-se à estrada, parar no meio de nenhures, e deixar-se ficar a ouvir os sons da natureza, a sentir o cheiro da terra e a contemplar a imensidão alentejana.

Planície alentejana
créditos: Inacio Pires | Dreamstime.com

A gastronomia e o vinho alentejanos

Para quem procura comer bem e saborear um bom vinho tem já dois bons motivos para visitar Évora. A culinária alentejana é uma verdadeira ode aos sentidos e a prova de que o melhor da vida reside nas coisas simples. Quer se tratem de petiscos ou de uma refeição à séria há aromas que estão quase sempre presentes como o azeite, os orégãos, os coentros ou os poejos. Mas esta é uma gastronomia que vai variando consoante as estações do ano e do que a terra tem para oferecer. Na zona de Évora os pratos de carne, nomeadamente caça, estão em destaque, como também estão os queijos e os enchidos. O famoso pão alentejano não pode faltar à refeição, sendo que muitas vezes é parte integrante do próprio prato. Já os doces são mesmo de comer e chorar por mais. Os vinhos alentejanos são sobejamente reconhecidos pela sua qualidade e em Évora não é difícil encontrar vinhos representativos das 8 regiões vitivinícolas do Alentejo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.