Fui parar à Praia da Marinha a meio de uma caminhada pelo Percurso dos 7 Vales Suspensos, em Lagoa, no Algarve. Já tinha ouvido falar desta praia, mas confesso que nunca tinha imaginado que fosse assim tão bonita. Na realidade uma das praias mais fantásticas onde já estive até agora. E o melhor de tudo? Tão perto de casa, agora que me mudei para o Algarve.

E não sou só eu que defende a beleza estonteante desta praia. Em 2007, o Guia Michelin atribuiu-lhe a distinção de uma das 100 praias mais bonitas do Mundo. Quase 10 anos antes, em 1998, já tinha recebido o galardão de Praia Dourada pelo Ministério do Ambiente.

Localizada no concelho de Lagoa, no Algarve, a praia encontra-se rodeada por falésias proeminentes de tons dourados e é banhada por águas azuis tão transparentes que permitem ver o fundo do mar de forma perfeita. É por isso o local ideal para prolongadas sessões de snorkeling para avistar ouriços, estrelas-do-mar, cavalos marinhos, entre outras inúmeras espécies de fauna e flora marinha.

O acesso à praia é feito por uma escadaria em madeira que se inicia no topo da falésia, junto ao estacionamento, e continua até chegar finalmente ao areal. A longa escadaria acaba por reduzir naturalmente os visitantes a esta praia, já que nem todos têm as pernas, fôlego ou paciência para este esforço pré e pós praia.

Antes de descer, sugiro ainda que percorra a falésia para aproveitar a vista estonteante que esta oferece no topo. Esperam-lhe oportunidades únicas de voltar para casa com fotografias dignas de postal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.