Alguns casais procuram um refúgio romântico por excelência, com cabanas na praia, palmeiras, um mar azul turquesa e muito descanso, enquanto outros procuram montanhas, aventura e ação.

A organização do casamento pode ser uma tarefa stressante, mas a preparação da lua de mel não precisa de o ser. Sigam estas dicas e vão ver que não é tão dificil.

1-COMECEM POR DEFINIR UM ORÇAMENTO

Isto é senso comum, mas não custa lembrar que o destino e a duração da viagem, assim como a sua data, dependem do valor que pretendem gastar.

Se a festa do casamento vai ser por vossa conta e não tem ajuda familiar, considerem o custo da lua de mel como parte integrante das despesas totais.

Alguma economia pode ser necessária para evitar um início de vida em comum com dívidas. Prefiram, neste caso, datas fora da época alta - as viagens são mais baratas e os hotéis oferecem promoções e preços mais atraentes.

Em vez de uma prenda convencional, pensem em sugerir aos vossos convidados uma doação para um fundo de lua de mel. Isso vai ajudar com as despesas.

Antes de marcar um resort ou hotel, verifiquem se todas as taxas estão incluídas no preço final e se o estacionamento pode ser usado gratuitamente, caso viajem de carro.

Se optarem por um regime de hospedagem que não seja “tudo incluído”, não se esqueçam de considerar as refeições no vosso orçamento assim como as atividades extra que estão interessados em realizar.

2-PESQUISAR BASTANTE É IMPORTANTE

Não caiam na asneira de optar por um hotel ou serviço apenas e só porque é o mais barato e vai permitir poupar para depois investir noutras atividades. Não vai adiantar ter mais dinheiro para passear se o hotel escolhido não oferecer condições minimamente decentes para descansar. Ninguém quer passar a lua de mel numa cama com percevejos ou baratas no quarto. Pesquisem bem e comparem os preços e a qualidade dos serviços antes de marcar qualquer coisa.

Maldivas
Maldivas, um destino muito procurado para lua de mel créditos: Unsplash

3-FAÇAM UMA LISTA E DECIDAM AS VOSSAS PRIORIDADES

Querem explorar uma nova cidade, relaxar numa praia deserta, atravessar o oceano num barco de cruzeiro ou subir a uma montanha? Anotem tudo o que vos interessa e tentem combinar com o vosso orçamento, para criar um pequeno roteiro de locais a serem visitados.

Se escolherem o sul da Espanha, por exemplo, podem combinar três dias nas praias da Costa Del Sol (para relaxar totalmente do stress da festa de casamento), com uma semana de viagem por cidades que, pela sua história, cultura ou comida, vos interessa visitar.

4-OPTEM PELO SEGURO

Estejam cientes que possíveis problemas de segurança e de saúde podem ocorrer sempre e para onde quer que viajem. Por isso, antes de escolher um destino no exterior, consultem o portal das comunidades portuguesas do Ministério dos Negócios Estrangeiros e leiam a informação que é prestada sobre o país que vos interessa.

No separador “conselhos aos viajantes” encontram recomendações de segurança e informações sobre cuidados de saúde a ter, consoante o destino. Podem descobrir, por exemplo, se há vacinas obrigatórias, se a situação política do país é instável e se a criminalidade é alta ou baixa.

5-APROVEITEM PARA CONHECER A HERANÇA FAMILIAR

Uma viagem pós-nupcial pode ser uma forma de conhecer melhor as origens do casal. Onde viviam e o que faziam os seus antepassados.

Porque não viajar até à aldeia onde cresceram os vossos avós e quem sabe, até visitar parentes distantes. Atualmente, há tanto turismo rural de qualidade em Portugal e tantos recantos bonitos.

Pode ser uma oportunidade de ficarem a conhecer melhor a vossa história e planearem melhor o vosso futuro.

6-SEJAM ORIGINAIS

O que pode ter funcionado bem para os vossos amigos, pode não ser o ideal para vocês. Por isso, ao invés de “copiarem” o que os outros já fizeram, escolham o destino com base naquilo que vocês os dois realmente gostam de fazer. Se pensarem assim, é garantido que a vossa lua de mel vai ser incrível.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.