Os baloiços da "Árvore Lilás" são muito mais interessantes do que sugere o nome. Fazem parte dos passadiços do Trilho da Barca d’Amieira e têm uma vista fantástica para o Tejo e para uma ponte pedonal suspensa.
Baloiçamos em silêncio, rodeados de árvores e com vista para a serra do Bussaco e a aldeia de Santa Cristina, no concelho da Mealhada. A estrutura do baloiço e a decoração em redor são um testemunho de superação de crises que nos batem à porta. Agora o importante é baloiçar.
Se Elvas se destaca pela geometria e pela monumentalidade da arquitetura militar barroca dos séculos XVII e XVIII, a Ponte da Ajuda, a 10 quilómetros, é um perfeito exemplar da arquitetura civil manuelina do século XVI.
Se está a pensar fazer férias no Algarve e quer fugir das multidões temos uma lista de praias que vai adorar conhecer pois, na maioria dos dias têm muito menos gente do que as praias mais badaladas e conhecidas do Algarve.
Cheirar o silêncio em pleno bosque de carvalhos, saborear a tranquilidade do cântico do rio, tocar as nuvens, ouvir o que nos conta a arte e deixar os olhos enfartar-se com os requintes de uma gastronomia atrevida, que transforma a simplicidade numa experiência divinal.
O enquadramento natural provoca de imediato uma reação de deslumbramento. Uma estrada de terra batida acompanha num quilómetro e meio a Vala Real e termina num bico de terra, o Bico da Goiva, e o movimento do olhar é acompanhado pelo balouçar para o Tejo.
Vai haver Noite dos Morcegos. Ficamos à espera deles (são milhares) à entrada da gruta da Lapa da Canada, no concelho de Alcanena, próximo da nascente do rio Alviela. A iniciativa é do Centro de Ciência Viva.
Hoje assinalamos o Dia Mundial das Bibliotecas com uma visita à Biblioteca Municipal de Vila Velha de Ródão. São vários os motivos da escolha. Um deles é vermos um excerto de um poema escrito num mural de musgo. Virado para o rio Tejo.
A beleza da Serra reserva rotas ainda não conhecidas, com destaque para o Caminho do Anjo da Guarda, um percurso pedestre que parte das Casas de Alpedrinha.
Um passeio de barco no Tejo, ao longo dos terrenos abertos da Lezíria ribatejana, abre-nos novas perspetivas do rio. Da sua dimensão, vestígios do passado e, em particular, a sua beleza natural.
Santuário para a vida marinha, os Açores são ponto de passagem ou residência para várias espécies de baleias e golfinhos. A observação de cetáceos é uma atividade quase “obrigatória” para quem visita a ilha do Faial e navegar com Norberto Serpa enriquece ainda mais a experiência.
A bonita capela de São Pedro fica no lugar com o mesmo nome, a um quilómetro de Arganil. Facilmente se destaca à beira da estrada (N342) devido à sua arquitetura e ao recurso de seixos na sua edificação.
Vivemos num país magnífico, com muito para explorar. De norte a sul, sem esquecer as ilhas, queremos ajudá-lo a conhecer um pouco melhor o nosso Portugal.
Não podes colher uma estrela azul para guardar na mochila, mas podes acariciar com o olhar a imensidão de um céu estrelado e pintar com todas as cores do arco-íris o caminho para o infinito, o caminho do sonho e da liberdade.
É um dos primeiros miradouros que tem vista para o Tejo, ainda fazer de linha de fronteira com Espanha. O ambiente é profundamente natural, marcado por serras, vegetação densa e o rio que marca o contraste de cores na paisagem.
O que eu mais amo em Portugal é o oceano e as pessoas. Sou uma amante da natureza e, em Portugal, sinto uma conexão muito forte com os elementos naturais. O oceano dá-me tanta energia que já não consigo imaginar a minha vida sem ele.
Seja em terra ou no rio, dois programas foram preparados com o objetivo de proporcionar um dia verdadeiramente memorável aos visitantes deste município.
Estes são apenas alguns lugares que apostamos que quer conhecer e incluir no seu roteiro. Lugares extraordinários e fabulosos num dos maiores paraísos da Terra - São Miguel, nos Açores.
Alguém já vos disse que tem um vulcão adormecido como quintal? Pois eu digo e hoje levo-vos até lá, ao meu quintal, e a ver a Lagoa do Fogo como eu a vejo, o meu vulcão "atrás de casa". Vivo a 8.53 minutos do topo da montanha, sim, já contei, de tantas as vezes que lá volto.
Cascatas espetaculares e muita adrenalina é o que vai encontrar, se for fazer canyoning na ilha de São Jorge, Açores. Uma atividade radical cada vez mais procurada.
A cascata do Pego, em Penha Garcia, tem uma localização fantástica. Um vale profundo marcado por escarpas enormes que guardam icnofósseis e transformam a piscina num anfiteatro natural.