É um anel de beleza natural e um recanto de frescura no verão com água límpida e fresca. “É uma das piscinas naturais mais bonitas que eu já vi”, disse-nos uma jovem espanhola que tinha acabado de mergulhar no “poço”.
Consegue imaginar-se a banhar numa baía, com socalcos de vinha a encher-lhe as costas de um lado, com o nome de santo e de sol nascente? Pois fique sabendo que nos Açores existe um lugar destes!
São locais fantásticos, de norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, que nos relembram que vivemos num cantinho do paraíso. Quantos destes lugares é que já conhece?
A época alta de verão chega ao Algarve num momento crucial da retoma da atividade turística e encontra a oferta de Sol e Mar do destino na máxima força.
Praias sublimes, águas cristalinas, casas de férias de sonho com a família e amigos, o que mais pedir? As férias chegaram oficialmente! Mas podemos realmente prová-lo até publicarmos as nossas melhores fotografias no Instagram?
Sobre os Açores, já ouviste dizer maravilhas da Lagoa das Sete Cidades em São Miguel, da indescritível subida à montanha do Pico e, eventualmente, dos extensos prados da Ilha Terceira. Mas já ouviste falar das incríveis lagoas da Ilha das Flores?
A Reserva Natural do Paul do Boquilobo fica a apenas seis quilómetros da Golegã e é um lugar tranquilo. Não tem residentes permanentes, são poucos os visitantes e é um santuário para a vida selvagem, em particular para as mais de duzentas espécies de aves.
Uma sugestão de passeio para aproveitar ao máximo a paisagem única do Douro, património mundial da UNESCO. O comboio histórico arrancou este mês e viaja aos sábados até 30 outubro, mas, a partir de 1 de agosto e até 10 de outubro, também será possível fazer o passeio no domingo.
O borboletário situado no Parque Ambiental de Santa Margarida é uma maternidade de surpresas. É fantástico ver o breve ciclo de vida das borboletas, os comportamentos e a beleza das várias espécies.
O território afetado pelo incêndio de Pedrógão Grande é hoje marcado por um mar de eucaliptais, muitos deles abandonados, e o engenheiro florestal Paulo Pimenta de Castro alerta para uma paisagem "em colapso".
As salinas do Samouco, em Alcochete, constituem um vasto e complexo sistema ecológico que nos permite descobrir segredos da Natureza e paisagens urbanas únicas na grande metrópole de Lisboa. Agora é a altura de irmos rapar sal.
A Vala Real é um refúgio próximo da Azambuja. O Palácio da Rainha remete para memórias do século XIX. A beleza natural e a tranquilidade são atributos para se fugir à rotina do presente.
Cortes do Meio pertence à rede das Aldeias de Montanha e todas as manhãs acorda a olhar para a vertente sul da Serra da Estrela. No ponto mais alto são as Penhas da Saúde e no vale, paralelo à aldeia, corre a ribeira de Cortes.
Bouça está escondida na vertente sul da serra da Estrela, a quase mil metros de altitude, na freguesia de Cortes do Meio. O olhar fica prisioneiro da serra.
A descrição do Covão da Ametade está repleta de qualificativos para retratar o seu deslumbramento. “O coração da Serra da estrela”, “romântico”, “brutal”... Sem dúvida que há um covão de emoções quando se visita.
Das várias memórias que me recordo com frequência, há uma muito forte que me assalta assim que chega o tempo solarengo e o cheiro a peixe na grelha — as férias de verão no Algarve.
A primeira visão de Verdelhos impressiona de imediato: o enquadramento natural da aldeia da serra da Estrela que acompanha o rio Beijames. De tão verde em redor ficou com o nome de Verdelhos.
No Sardoal toda a gente o conhece como o Eucalipto Grosso. Facilmente se percebe a razão do nome quando nos aproximamos. A circunferência base é de 16 metros e o tronco é cilíndrico com uma largura também enorme. Só depois de se desdobra em vários ramos até atingir os imponentes 64 metros de altura.
As Piscinas Municipais de Lagoa são a perfeita mistura entre a rocha vulcânica, mar aberto e limpo com segurança. Se está a pensar a viajar em família, estas serão as piscinas indicadas para si na ilha de São Miguel, Açores.