Pela primeira vez repetimos uma cidade em dois dias, sendo que fomos às duas secundárias da cidade da Covilhã. Para plateias e escolas muito diferentes, apresentámos o conceito do gap year e da associação que promove e apoia este conceito em Portugal, a Associação Gap Year Portugal, a uma centena de alunos pelas duas escolas.

Isso permitiu-nos explorar mais deste sítio e encontrar um local maravilhoso que nos foi recomendado pelos miúdos através do Instagram da Road Trip, o miradouro Portas do Sol.

Para além da maravilhosa arte urbana neste local, este miradouro tem uma vista privilegiada sobre a cidade da Covilhã, de costas para a Serra da Estrela.

Covilhã
Road Trip Gap Year na Covilhã créditos: TravelB4Settle

Mesmo encantados com as vistas na Covilhã, Gouveia já nos esperava! Infelizmente, não tivemos a oportunidade de falar na Secundária de Gouveia. Os professores optaram por não dispensar os alunos para a apresentação. Na verdade, estes pequenos obstáculos fazem-nos lembrar o valor e a importância da nossa missão.

Sabemos que há coisas que não podemos controlar ou evitar... Mas os alunos, por esta ou aquela aula mais ou menos importante, perderam o contacto com um conceito que lhes poderia de facto mudar a vida. Nós também já andámos em escolas secundárias. Sabemos que é fácil entrar em piloto automático numa luta constante por boas notas, para ter uma boa média, para nos candidatarmos aos melhores cursos nas melhores faculdades. E aquilo que realmente desejamos para a nossa vida, quando pensamos?

Depois de missão incompleta nesta escola, decidimos compensar o dia e fazer algo que até então não tínhamos feito na Road Trip e que tanto gostamos: perdermo-nos. Deixámos a carrinha em mais um miradouro maravilhoso em Gouveia, pegámos no material fotográfico e seguimos sem rumo. Explorámos áreas remotas com jardins encantadores, bem como a zona central da cidade de Gouveia onde tirámos a fotografia que se segue, com a encantadora igreja de São Pedro.

Gouveia
Road Trip Gap Year em Gouveia créditos: TravelB4Settle

Restavam-nos dois dias da semana, dois dias diferentes numa zona especial para a nossa associação. Dirigíamo-nos para o concelho de Nelas, que em conjunto com o concelho de Carregal do Sal (onde estaremos esta segunda-feira), viram a Gap Year Portugal nascer.

Talvez por esta mesma razão, a Secundária de Nelas nos tenha acolhido tão bem e tanto professores como alunos já tinham bastante conhecimento e interesse sobre o conceito de gap year. O mesmo sentimos na Escola de Canas de Senhorim, onde tivemos a presença especial dos pais do Miguel que ouviram a nossa palestra pela primeira vez. A verdade é que os pais do Miguel já nos ouviram tanto falar do conceito que têm como objetivo convencer o irmão do Miguel a fazer um gap year. Curiosamente, perceberam perfeitamente as vantagens que este tempo de "pausa em movimento" pode trazer a qualquer pessoa.

Com as últimas escolas todas na mesma área e com a presença de alguns membros da associação, acabámos por explorar vários sítios do distrito de Viseu, sendo que ficámos encantados com as paisagens de Carregal do Sal (foto em baixo). No fim-de-semana ainda tivemos oportunidade de explorar a Serra da Estrela e Manteigas, ambos pertencentes ao distrito da Guarda. Tivemos a sorte de ver neve na serra e mais uma vez as vistas eram magníficas! Aconselhamos a visita ao Vale do Rossim e uma paragem em Manteigas para almoçar. Conhecemos mais um dos 1001 pratos de bacalhau que Portugal tem, bacalhau com broa e queijo da Serra, e adorámos!

Carregal do Sal
Road Trip GAp Year em Carregal do Sal créditos: TravelB4Settle

Foi sem dúvida mais uma semana desafiante, mas muito recompensadora! Conhecer estes pequenos tesouros de Portugal tem também tem sido algo memorável para nós que já viajámos tanto fora do nosso país.

Continua a acompanhar-nos nesta road trip pelo Interior, Norte e Litoral de Portugal em www.instagram.com/travelb4settle

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.