Situada a 16 km do centro do Sabugal e também conhecida como Zona de Lazer da Ínsua, a praia fluvial de Vale das Éguas consegue, em relativamente pouco espaço, conquistar várias faixas etárias. Se por um lado apresenta um aspeto bucólico e tranquilo com o som relaxante das águas do Côa e os reflexos das árvores no rio, por outro lado, tem uma piscina construída e um relvado adjacente que convida a brincadeiras dentro ou fora de água.
Além de ter um bar de apoio, há espaço para grelhados e um parque de merendas. Este ano, voltaram a estar acessíveis o parque infantil, as canoas, as gaivotas e a zona de paintball. Há acesso a casas de banho e balneários e, por motivos de segurança sanitária, poderá ser medida a temperatura à entrada da praia.
O Sabugal, um dos maiores concelhos do país, abarca a bacia hidrográfica do Alto Côa, é dividido pelo rio com o mesmo nome e ainda é enquadrado a sul com as serras da Malcata e das Mesas. Esta imersão na natureza é bem sentida em locais como esta praia onde se respira frescura e os sentidos despertam com pequenos pormenores, seja o cheiro das árvores, o cantar dos pássaros ou o baloiçar do sol e da sombra na brisa nas árvores.
Para desfrutar ainda mais da natureza, há duas grandes rotas para caminhadas e passeios de BTT e oito mais pequenas, com quatro níveis de dificuldade. Há ainda duas estações de serviço para bicicletas no concelho – uma no Sabugal e outra em Cró – que apoiam os 306 quilómetros de trilhos assinalados e distribuídos pelo concelho.
Quem prefere os percursos históricos saiba que há, nos arredores a esta praia e dentro do concelho, cinco castelos medievais à espera de visita.
A apenas oito quilómetros desta praia, e de forma muito surpreendente pela imponência na paisagem, a Ponte de Sequeiros merece sem dúvida uma visita.
*O SAPO Viagens visitou a região a convite da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.
Comentários