No fundo do vale, o Sol joga com este lugar às escondidas. De manhã desce lentamente pela encosta do Poente e à tarde, sorrateiramente, escapa-se pela encosta voltada para o Nascente.

A proximidade do rio e o facto de ter sido edificada uma ponte na idade média determinaram a prosperidade da aldeia, já que a agricultura foi sempre a atividade principal da localidade.

Pias terá sido uma povoação importante e atrativa para todas as classes sociais, como se pode constatar pela existência de algumas importantes casas senhoriais, ao lado das quais se aninham alguns notáveis exemplares de genuína arquitetura popular. Percorra a galeria de fotos e conheça esta bonita aldeia.

Candidata às 7 Maravilhas de Portugal em 2017, a povoação é rica em tradições, onde sobressai o folclore (Grupo Folclórico Cantas e Cramóis de Pias e Grupo Folclórico de Pias), a prática de agricultura, as tradições religiosas. Pias preserva também a sua gastronomia e muito das suas gentes.

Banhada por um rio de uma beleza infindável, imprescindível para o dia-a-dia dos habitantes no cultivo de campos e para fazer girar as mós dos antiquíssimos moinhos, é hoje também uma referência mundial a nível de lazer e turismo.

O património construído é também notável. No centro da aldeia, servida por antigas e pitorescas ruas de lajedo granítico, encontramos ainda uma levada de água que atravessa toda a povoação para a rega dos terrenos agrícolas, um relógio de Sol histórico, alminhas, duas capelas, várias casas senhoriais, recentemente o Centro de Interpretação Ambiental do Vale do Bestança e o Parque de Lazer de Pias.

Veja aqui um vídeo da aldeia de Pias

Veja aqui o blogue da aldeia de Pias

Por Pedro Sá - www.pedrosafotografia.blogspot.pt

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.