O novo estudo da Runners Need analisou a qualidade do ar, as condições climatéricas, o número de pontos de referência, o custo das necessidades de corrida e a popularidade da maratona de mais de 60 cidades europeias para classificar os melhores destinos de maratona da Europa.

Lisboa ficou no top 10 por dois fatores. A cidade tem o 8º ar mais limpo do estudo, e o ar é 60% mais limpo do que a média das cidades analisadas. A cidade também oferece uma das rotas de corrida mais cénicas, com 470 pontos de referência.

No geral, Barcelona, Madrid e Atenas lideram a lista de destinos europeus de maratona. Barcelona ficou em primeiro lugar na classificação geral, sendo oficialmente o melhor destino de maratona da Europa, e ficou no top 10 no que diz respeito ao número de marcos históricos - 756 - ocupando também o 10º lugar na lista de ar mais limpo.

O estudo também revela os principais destinos por categoria. Se procura uma rota cénica, Roma, Londres e Paris oferecem mais de mil pontos de referência para passar ao longo da corrida.

Para descobrir os destinos mais acessíveis, o estudo calculou o preço de um litro de água, um quilo de bananas e um par de ténis de corrida em cada cidade. A cidade mais económica é Córdoba, em Espanha, onde este pacote de corrida custa apenas € 43, batendo Istambul com um custo de € 47.

Ao analisar o volume de pesquisa do Google para cada maratona, o estudo também revela as maratonas mais populares na Europa.  A maratona de Londres é a mais popular da Europa, com uma taxa de pesquisa 1.564% mais alta do que a média do estudo. A maratona de Berlim ficou em 2º lugar e em 3º lugar ficou Estocolmo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.