Não foi por acaso que a família decidiu realizar esta viagem. “Andamos de bicicleta há 25 anos”, tanto para lazer, como a nível profissional, começa por explicar ao SAPO Viagens, António Gavinho.

Também já estão habituados a organizar rotas e percursos para os viajantes que procuram a empresa de turismo ativo, fundada por António, Caminhos da Natureza. A juntar a isso, “ficamos parados durante a pandemia e decidimos fazer algo engraçado”.

Surgia, assim, a ideia de realizar, em família, uma volta a Portugal em bicicleta. António, Elsa e a filha Joana, de 13 anos, vão embarcar neste percurso inédito para os três. “Já fizemos várias viagens de bicicleta mas nunca uma tão longa e de uma vez só”, diz António.

O início da viagem, no dia 25 de julho, é o resultado de um “planeamento complexo”. “O percurso foi desenhado num misto de estradas secundárias, estradões de terra e ciclovias e permitirá conhecer os melhores recantos do nosso país”.

Vão passar por “85 concelhos, 16 distritos e 11 Parques Naturais e Áreas Protegidas: Peneda-Gerês, Litoral Norte, Douro Internacional, Tejo Internacional, Serra de São Mamede, Sintra-Cascais, Arrábida, Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, Vale do Guadiana, Ria Formosa e Malcata”.

Bike Around Portugal

Além de promover Portugal “enquanto destino de eleição para as viagens em bicicleta”, o périplo tem também uma vertente solidária: angariar fundos para a Escola de Ciclismo de Oeiras. O apoio pode ser feito através de um crowdfunding ou, em alternativa, pela inscrição para participar na “Bike around Portugal”, já que 5% do valor das inscrições será também doado à Escola de Ciclismo de Oeiras.

Assim, quem gostar de pedalar pode juntar-se à família Gavinho pelo caminho. Os participantes podem optar por realizar um dia de viagem, de forma gratuita, ou, caso decidam pedalar por mais dias, devem reservar uma etapa através do site.

Viajar de bicicleta está na moda?

2020 bem poderá ser o ano das viagens de bicicleta em Portugal. Devido à pandemia de coronavírus são vários os viajantes que têm optado por aventurar-se neste meio de transporte.

Esta família vai fazer uma volta a Portugal em bicicleta – e quem quiser pode juntar-se à viagem
Joana e Elsa a pedalar créditos: Bike Around Portugal

“Houve um aumento exponencial do uso de bicicletas em Portugal. As pessoas despertaram para a bicicleta”, afirma António.

O líder de viagens acredita que isso aconteceu como consequência do período de confinamento e pelas limitações das deslocações ao estrangeiro. Quer seja por haver mais tempo livre, pelo exercício físico e até pelos muitos atletas amadores que viram as suas provas canceladas, há mais pessoas em Portugal a andar de bicicleta.

“Muitos viajantes que costumavam viajar de bicicleta pela Europa, estão a fazer as suas travessias em Portugal. Existem também ciclistas profissionais que estão a traçar rotas para cumprir os seus objetivos”, refere.

A estes viajantes e ciclistas junta-se a família Gavinho numa volta a Portugal que também conta com preocupações sustentáveis: “diariamente, será contabilizada a redução de CO2 e a redução da pegada ecológica da viagem, através de uma comparação com uma viagem de automóvel idêntica; as principais refeições serão realizadas em restaurantes locais, à semelhança dos demais produtos adquiridos; serão utilizados produtos reutilizáveis e amigos do ambiente”.

Pode saber mais sobre esta viagem aqui e acompanhar através das redes sociais.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.