«A Mata Nacional do Buçaco é uma área protegida localizada na Serra do Buçaco e está classificada como Monumento Nacional desde 2018», pode ler-se na Fundação Mata do Buçaco. Por outro lado, o site do Turismo do Centro informa que «A Serra do Bussaco, em tempos foi também chamada serra de Alcoba, é uma elevação com 549 metros de altitude na zona do marco geodésico, situado no seu planalto, com a orientação NO – SE que começa na zona do Ninho de Águia e termina na famosa Livraria do Mondego.»
Longe da questão da toponomía, a Mata Nacional oferece um conjunto de trilhos e caminhos imperdíveis. Com promessas de um dia de verão bem passado, ao som da água, dos pássaros e dos insetos, resguardados pela vasta vegetação, basta caminhar e apreciar a beleza única do lugar.
No centro, o Palace Hotel Bussaco, com serviços premium, pensados à medida do viajante, com hospedagem num verdadeiro palácio real. A arquitetura manuelina-gótica, com varandas ricamente decoradas, pinturas excelsas, azulejos tradicionais e belíssimas esculturas são fascinantes. Como fascinantes são os jardins que ladeiam o palácio.
Para lá da Grande Rota do Bussaco, um percurso linear com um total de 56 km, e cujo epicentro é a Mata Nacional do Bussaco, o viajante pode facilmente “perder-se” nos encantos da Floresta, percorrendo os vários trilhos que apresenta. O Trilho da Água, o Trilho Floresta Relíquia, o Trilho Militar e o Trilho Via-Sacra são os quatro trilhos desenhados e devidamente assinalados pela Fundação Mata do Buçaco.
O viajante pode optar por reservar uma caminhada em grupo, com visita guiada, ou deixar-se levar pela sinalização e percorrer cada um destes trilhos ao seu ritmo. Cada um deles oferece uma diversidade de flora e fauna, em cenários idílicos.
Longe do rebuliço das praias, há um sol que espreita entre a ramagem e uma brisa que sopra entre as árvores, por caminhos trilhados por tantos, e com uma beleza difícil de descrever. Das árvores centenárias, cujas copas quase não conseguimos ver, até às mais exóticas e diferentes espécies, plantadas ou semeadas, por um par de celebridades e por muitas mãos anónimas, o Monumento Nacional é um hino à natureza.
Reservar, pelo menos um dia, para passear pela Mata Nacional do Buçaco é um imprescindível na checklist de todos os amantes de caminhadas ao ar livre. A beleza das paisagens naturais, tão perto e tão longe, é indescritível e ímpar.
Comentários