"A mata do Buçaco requer as palavras todas e estando ditas elas, mostra como ficou tudo por dizer", José Saramago

1. Inserida na Serra do Buçaco, a Mata Nacional do Buçaco situa-se na freguesia do Luso, concelho da Mealhada, distrito de Aveiro. Nos seus 105 hectares de extensão tem quatro unidades de paisagem que compõem o “passeio verde” que nos oferece: o Arboreto, os jardins e o Vale dos Fetos, o Pinhal do Marquês e a Floresta Relíquia, onde se pode encontrar as “árvores notáveis” e o adernal que é uma formação vegetal única dominada por adernos de grande porte.

2. A entrada na Mata faz-se pelas várias portas que tem. Dez no total, entre portas abertas e fechadas, sendo que são apenas três as que permitem ir de carro (de mota ou autocarro) e estacionar perto do Convento e do Palace Hotel. A entrada na Mata, entre as 9h e as 19h, é gratuita para quem se desloque a pé ou de bicicleta, mas tem uma tarifa variável caso entre de moto (2 €) ou de carro (5 €).

Portas de Coimbra
Portas de Coimbra Portas de Coimbra créditos: Ir em Viagem

3. Sabia que 80% da área da Mata, chamada Arboreto, é resultado do processo de reflorestação feita pelos monges Carmelitas Descalços, que viveram no Convento de Santa Cruz do Buçaco no século XVII? E que a partir de 1888 um novo impulso arquitetónico trouxe ao Buçaco o Palace-Hotel, um hotel de cinco estrelas, que se mantém como um dos locais patrimonialmente mais ricos na sua diversidade compositiva?

Convento de Santa Cruz
Convento de Santa Cruz Convento de Santa Cruz créditos: Ir em Viagem
Palace-Hotel
Palace-Hotel Palace-Hotel créditos: Ir em Viagem

4. O Buçaco foi palco da conhecida Batalha do Bussaco (entre julho de 1810 a abril de 1811). Por isso conserva muito espólio militar que pode ser observado num dos trilhos temáticos – Trilho Militar – e visitando o Museu Militar do Buçaco.

5. Numa combinação emblemática de património natural, religioso, arquitetónico e cultural, podemos encontrar, dentro da Mata, 4 trilhos temáticos que fazem jus ao seu património: o Trilho da Floresta Relíquia, o Trilho da Água. O Trilho da Via Sacra e o Trilho Militar

Mata do Buçaco
Mata do Buçaco créditos: Ir em Viagem

6. Há também a Grande Rota do Bussaco, que é um percurso linear com um total de 56 km. O epicentro é a Mata Nacional do Buçaco e estende-se por três ramais distintos: 1) Mealhada – Bussaco (12 km); Mortágua – Bussaco (21 km) e Penacova – Bussaco (23 km).

7. Tem vários miradouros, com destaque para a Cruz Alta, que fica a 550 metros de altitude. Este Miradouro pode ser acedido a pé, pelo Trilho da Floresta Relíquia, ou de carro (que fica a 6 km da Mata Nacional).

Mata do Buçaco
Mata do Buçaco créditos: Ir em Viagem

8. A Mata do Buçaco é monumento nacional desde dezembro de 2017 e é candidato a Património Cultural pela UNESCO.

9. O ideal é ir de carro para poder aproveitar outras atrações espalhadas pela região, com particular destaque para a vila de Luso, conhecida pela sua estância termal. É uma vila muito pitoresca, com casas apalaçadas que espreitam por entre o verde da vegetação.

Mata do Buçaco
Mata do Buçaco créditos: Ir em Viagem

10. Buçaco ou Bussaco? A forma correta atual é Buçaco, mas a grafia Bussaco continua a ser utilizada principalmente para fins turísticos ou no âmbito da cultura local, por exemplo, temos o «Palace Hotel do Bussaco», a «Fundação da Mata do Bussaco», as «Casas do Bussaco», «Grande Rota do Bussaco» ou a «Batalha do Bussaco».

Para ter mais informações leia o artigo originalmente publicado no blogue Ir em Viagem

Para mais dicas e sugestões de viagem visite o blogue Ir em Viagem e siga-me no Instagram e no Facebook