Estreou esta semana nas salas de cinema portuguesas a adaptação da Disney, em imagem real, do clássico de animação “A Bela e o Monstro”. Parte do cenário do filme foi inspirado na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra. As imagens na galeria de fotos acima evidenciam bem as semelhanças entre o cenário do filme e aquela que é considerada uma das bibliotecas barrocas mais bonitas do mundo.

O filme conta a história de Bela, uma jovem brilhante e independente que se vê aprisionada por um monstro no seu castelo. Apesar dos seus receios iniciais, Bela torna-se amiga dos empregados encantados do castelo e com o tempo, consegue perceber a alma e coração do homem que vive aprisionado no interior daquele monstro.

A história foi escrita pela escritora Francesa Gabrielle-Suzanne Barbot em 1740, mas tornou-se mais conhecida com a versão de 1756 reescrita por Jeanne-Marie LePrince de Beaumont. Já foi adaptada ao cinema por diversas vezes.

Para conhecer outras histórias sobre a Biblioteca Joanina faça o download gratuito do guia de Coimbra do Turismo do Centro de Portugal, que conta com a narração de Rui Unas, em https://www.jitt.travel/tcp/.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.