Visitei Conques em 2012 e, esta semana, a Veja São Paulo decidiu referir a minha peça sobre esta aldeia francesa. Porque razão?

Porque saiu a notícia que Villeneuve, a aldeia onde Bela - personagem do filme "A Bela e o Monstro" - vive, é inspirada na pitoresca Conques.

A informação foi dada ao The Hollywood Reporter, pela designer de produção, Sarah Greenwood. Informação já replicada em vários sites e meios de comunicação.

No meu texto digo-o muito sinceramente que "Conques foi uma das aldeias mais bonitas que já visitei até hoje. Tudo é pitoresco em Conques, vila da região de Aveyron, em França. Não existe outra forma de a conhecer: pare o carro e meta os pés ao caminho, para calcorrear as ruas estreitas e feitas de pedras tortas".

"A imagem que fica para trás é daquelas que fazem postais. Sem arranjos fotográficos ou quaisquer outros artifícios. Podemos mesmo dizer que é impossível entrar em Conques e não ficar imediatamente apaixonado pelo seu ambiente rústico."

Conques "é uma aldeia cravada no monte, com ruas estreitas e casas pequenas que rodeiam uma catedral imensa, que é ponto de passagem do Caminho de Santiago. Não é, por isso, de estranhar que Conques esteja entre as 250 mais belas vilas de França."

A "Bela e o Monstro" é o novo filme da Disney, numa adaptação em imagem real deste clássico - que conta com Emma Watson a interpretar a Bela - inspirado no conto de Jeanne-Marie Leprince de Beaumont (1711-1780).

O filme realizado por Bill Condon ("Relatório Kinsey", "A Saga Twilight: Amanhecer" (Parte 1 e 2), e "Mr. Holmes", entre outros), conta com as interpretações de Emma Watson, Dan Stevens, Luke Evans, Ewan McGregor, Emma Thompson, Ian McKellen, Stanley Tucci e Kevin Kline.

Saiba mais sobre a aldeia de Conques no Viaje Comigo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.