Este ano as festividades carnavalescas tomam conta da Madeira entre os dias 26 de fevereiro e 10 de março. A pérola do Atlântico é um destino de sonho, mas é também um dos melhores locais do país para desfrutar do Carnaval.

Seja simplesmente como espectador ou para integrar a festa, aproveite a ótima promoção da TAP e reserve o voo com destino ao Funchal. A companhia aérea portuguesa, também conhecida pela qualidade das refeições servidas a bordo, tem voos com preços bastante acessíveis, pelo que marque já.

A animação toma conta das ruas da ilha, com várias iniciativas públicas ou de estabelecimentos privados a ocorrer durante estes dias. No sábado, dia 2 de março, ocorre aquela que é a principal atração do Carnaval no Funchal, o cortejo alegórico, em que a cor e a animação são ingredientes certos.

É aqui que se reúnem centenas de foliões com os seus trajes e os carros alegóricos minuciosamente decorados. Três dias depois tem lugar outro dos eventos mais esperados: o Cortejo Trapalhão. Realizado na terça-feira de Carnaval, é uma homenagem ao cortejo que se organizava anteriormente por tradição popular de forma espontânea. A participação é aberta a todos e a criatividade é o único requisito deste bem-humorado desfile.

Poderá também viver de perto a animação de rua que a partir da quarta-feira que antecede o Carnaval toma conta da baixa da cidade, nomeadamente na Avenida Arriaga.

Aproveite ainda a estadia na ilha para conhecer alguns dos locais mais emblemáticos. Leia as nossas sugestões imperdíveis.

Santana

A arquitetura particular do teto coberto de colmo das famosas e tradicionais casas de Santana é um dos principais cartões de visita da cidade. É aqui que também se realiza a tradicional Festa dos Compadres, nos dias 21, 23, 24 e 28 de fevereiro, e que marca a passagem do inverno para a primavera, evento marcado por bonecos e bonecas com um carácter satírico.

Santana

Monte

Inaugurada em 1748, a igreja de Nossa Senhora do Monte é um dos principais pontos de visita no Funchal. Ainda que seja relativamente pequena, tem um interior rico em detalhes dourados, que não deixam ninguém indiferente. Depois de visitar a bela igreja, experimente uma das principais diversões da ilha: descer a encosta do Monte nos conhecidos ‘carros de cesto’. Produzidos artesanalmente com vime e madeira, e controlados por dois carreiros, os carros ajudá-lo-ão a conhecer, durante cerca de dois quilómetros, a ilha de uma forma totalmente diferente.

Monte

Curral das Freiras

Localizado na profundidade de um vale e rodeado de montanhas, o convento de Santa Clara está na origem da denominação de uma das principais atrações da Madeira. O seu cenário é digno de filme e para os mais aventureiros há diversos percursos pedestres com um magnifico contacto com a natureza.

Curral das Freiras

Pico do Arieiro

O Miradouro do Pico do Arieiro, a 1818 metros de altitude, permite-lhe uma das melhores vistas panorâmicas sobre o maciço central da ilha. O Pico do Arieiro é ideal para caminhadas, como por exemplo até ao local mais alto da ilha, o Pico Ruivo, com 1862 metros de altitude.

Pico Arieiro

Jardim Botânico da Madeira

O Jardim Botânico da Madeira é um dos mais conhecidos de Portugal, impondo-se pela sua beleza. Para além da vista extraordinária, um passeio por este espaço permite-lhe conhecer mais de duas mil plantas exóticas oriundas de todo o mundo. Passear entre as orquídeas, os arbustos ornamentais e os miradouros do parque irá transmitir-lhe uma sensação de leveza pouco comum.

Jardim Botânico da Madeira
Funchal desde 44€