Em Portugal não faltam opções - o difícil mesmo é escolher. Para o ajudar, deixamos aqui 4 fantásticas sugestões:

CARNAVAL DE OVAR

Organizado desde 1952, o Carnaval de Ovar é um dos acontecimentos turísticos de maior dimensão da região atraindo, anualmente, centenas de milhares de visitantes.

Começou por ser algo espontâneo que se realizava por iniciativa da população, mas hoje é claramente a maior manifestação cultural da cidade e uma das mais importantes festas do género no nosso país.

Carnaval de Ovar
créditos: sandromdp15.wixsite.com

Marcado pela alegria e pela vivacidade dos foliões que enchem a cidade de cor e movimento, o Carnaval de Ovar atinge o seu apogeu nos Desfiles de Entrudo (domingo Gordo e terça-feira de Carnaval) e na Noite Mágica (segunda-feira de Carnaval).

Tanta folia pode, no entanto, causar cansaço e, se assim for, o melhor que tem a fazer é recuperar energias hospedando-se no maravilhoso e imperdível Furadouro Boutique Hotel Beach & SPA. Com a praia em frente, um design contemporâneo, quartos luminosos e um spa, este hotel é absolutamente perfeito para descansar nos intervalos das folias carnavalescas. Não acredita? Veja mais aqui e aposto que vai querer reservar.

Hotéis em Ovar
créditos: Booking.com

Já para quem preferir ficar no centro da cidade, bem pertinho de toda a agitação e dos vários espaços que recebem os visitantes com animação, DJ’s e concertos de artistas nacionais, a melhor opção pode ser o AquaHotel — hotel de design moderno, com varanda em todos os quartos e um pequeno spa. Espreite aqui para saber mais.

Hotéis em Ovar
créditos: Booking.com

CARNAVAL DE TORRES VEDRAS

O Carnaval de Torres é das poucas festividades que se mantêm totalmente fiel às tradições da comemoração do Entrudo em Portugal.

Carnaval de Torres Vedras
créditos: Notícias ao Minuto

Por estas bandas, o Carnaval, que se intitula “o mais Português de Portugal”, destaca-se pela presença das Matrafonas — homens mascarados de mulheres — que encontramos em todas as esquinas, cafés ou bares da cidade, e que contagiam a população local e os visitantes com a sua boa disposição e humor.

São vários dias de festa que culminam nos desfiles principais de domingo e terça-feira. Nos corsos participam carros alegóricos, os grupos de desfile, as matrafonas e os famosos cabeçudos acompanhados pelos Zés-Pereiras. O Rei e Rainha do Carnaval, já se sabe, são dois homens, um deles vestido de mulher.

Circulando pelo centro histórico encontramos bar sim, bar sim uma festa de máscaras, pronta para nos receber. A folia é muita e o ambiente bem animado.

No intervalo das festividades, pode descansar numa das unidades hoteleiras da cidade ou optar por relaxar perto do mar no excecional Well Hotel & Spa.

Delicie-se na área da piscina e jacuzzi; mime-se com um tratamento no spa ou relaxe na sauna e banho turco. No Inverno, estas áreas são cobertas e a água é aquecida de modo a permitir aos hóspedes usufruir do espaço confortavelmente. Ficou convencido? Já se imagina a nadar na piscina? Pode saber mais sobre este hotel e reservar a sua estadia aqui.

Hotéis em Torres Vedras
créditos: Booking.com

Quem preferir ficar perto do reboliço pode optar por se hospedar no Stay Hotel Torres Vedras Centro, um hotel moderno, localizado a 6 minutos a pé da Estação Ferroviária de Torres Vedras. Descubra mais sobre o Stay Hotel Torres Vedras aqui.

Stay Hotel
créditos: Booking.com

CARNAVAL DA MADEIRA

Com origens que remontam ao séc. XVI e ao período áureo da produção de açúcar, o Carnaval da Madeira vive-se em ambiente festivo constante, quer nas iniciativas de carácter oficial, como nas de carácter mais espontâneo.

Carvanal da Madeira
créditos: Epcot Travel

A alegria e a boa disposição imperam nas ruas, nos estabelecimentos de diversão e nas casas particulares. O visitante tem oportunidade de integrar as várias atividades disponíveis como simples espetador, ou como participante ativo.

Na sexta-feira de carnaval o Funchal amanhece ao som de bandas filarmónicas e marchas que levam a festa a toda a baixa da cidade, prosseguindo à noite com espetáculos na Praça do Município.

Os cortejos principais são o Cortejo Alegórico e o Trapalhão, ambos realizados no Funchal. O Cortejo Alegórico realiza-se sempre no sábado que antecede a terça-feira de Carnaval e nele participam vários grupos e muitos figurantes que desfilam pelas ruas principais do Funchal.

Na terça-feira de Carnaval é a vez do Cortejo Trapalhão onde impera a boa disposição. Foliões vindos de todo os lados desfilam perante a multidão que é contagiada pelo ambiente festivo.

Ponchas, vinho da madeira e espetadas à moda local também não faltam — aqui desfila-se, mas também há comes e bebes.

Durante os dias de festa, as ruas do Funchal são decoradas com motivos luminosos e inundadas por música ambiente alusiva à época carnavalesca. Muitas unidades hoteleiras aproveitam para envolver os turistas nas celebrações do Entrudo, promovendo festas e outras atividades.

Quem quer ficar bem no centro pode hospedar-se no The Vine Hotel, um luxuoso hotel, premiado como “World's Leading Design Hotel”, que oferece aos seus hóspedes, entre outras coisas, um SPA, um terraço com piscina e uma vista espetacular da cidade do Funchal. Descubra aqui tudo o que o The Vine Hotel tem para lhe oferecer.

Hotéis na Madeira
créditos: Booking.com

Para uma experiência ainda mais luxuosa e especial hospede-se no clássico Belmond Reid's Palace, e usufrua dos belos jardins subtropicais com vista para o Atlântico, dos restaurantes ou do maravilhoso SPA.

A vida são dois dias e o carnaval três por isso não pense muito, você merece! Reserve um quarto aqui.

Hotéis na Madeira
créditos: Booking.com

CARNAVAL DE LOULÉ

Com uma tradição de mais de um século, o Carnaval de Loulé é uma das mais importantes celebrações do género em Portugal.

Carnaval de Loulé
créditos: Jornal do Algarve

Durante três dias os louletanos e turistas brincam com os problemas sérios do mundo e com as polémicas da atualidade. O corso que percorre a Avenida José da Costa Mealha é sempre marcado pela sátira política e social.

O carnaval de Loulé conta com carros alegóricos, escolas de samba, gigantones e cabeçudos. São milhares os que vêm assistir às festas e a animação é um elemento garantido nesta cidade algarvia.

Uma das vantagens do Carnaval de Loulé tem que ver com a real possibilidade das temperaturas estarem mais quentes que no resto do país, o que permite combinar os festejos carnavalescos com uma bela escapadinha de praia.

Escolha o maravilhoso Conrad, um dos hotéis mais badalados do Algarve, para se hospedar. Umas mini-férias aqui vão com certeza ajuda-lo a aguentar melhor até o verão chegar! Descubra mais sobre este luxuoso hotel aqui.

Hotéis em Loulé
créditos: Booking.com

Quem preferir ficar mesmo em Loulé pode escolher hospedar-se na charmosa Loulé Coreto Guesthouse, que disponibiliza acomodações privadas e partilhadas num edifício recentemente restaurado. Saiba mais aqui.

Hotéis em Loulé
créditos: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.