Se não tem tempo para fazer todo o roteiro das 12 Aldeias Históricas de Portugal, pode ir fazendo umas escapadinhas de fim de semana e conhecendo cada uma, com mais calma. Ou, então, selecionar duas ou três e fazer um roteiro mais curto, mas com muita história à mistura.

Antes de ir para às Aldeias Históricas sugeridas – Almeida e Castelo Mendo – talvez queira passar por Pinhel para conhecer também a sua História e não deixe de subir ao castelo para apreciar a sua vista. Aproveite para conhecer a gastronomia, desta terra de conhecidos vinhos.

O primeiro destino será Almeida, com a sua fortificação em formato de estrela, torna-a um exemplo único em Portugal de arquitetura militar defensiva. Ainda são preservadas as muralhas desta Praça-Forte dos séculos XVII e XVIII e os enormes portões que defenderam estas terras.

Pode ficar alojado no interior das muralhas, na Casa do Ti Messias, e ficar a viver o ambiente tranquilo desta vila e depois ir visitar o museu Histórico-Militar, passear de charrete ou ver outros pontos arquitetónicos de relevo (ver aqui o roteiro completo do que visitar em Almeida).

Em Castelo Mendo há pontos a visitar, mas sobretudo há algo para se sentir. Por entre o casario antigo, ainda existem habitantes com quem metemos conversa, sobre o dia, o tempo... como é viver numa aldeia com tanta história. A igreja destelhada é o ponto para onde subimos e de onde temos uma vista bonita sobre as terras em redor.

Em Castelo Mendo há pormenores a atentar que revelam a sua História, como descobrir o Mendo e a Menda.

Pode seguir o Viaje Comigo no Instagram e YouTube