Se não tem tempo para fazer todo o roteiro das 12 Aldeias Históricas de Portugal, pode ir fazendo umas escapadinhas de fim de semana e conhecendo cada uma delas, com mais calma. Ou, então, selecionar duas ou três e fazer um roteiro mais curto. E poderá juntar um dos outros roteiros já aqui sugeridos.

A aldeia de Piódão não tem castelo, mas é uma das mais pitorescas das 12 Aldeias Históricas de Portugal, com o seu casario de xisto amontoado e encaixado num vale, a destacarem-se, ao longe, as portas e pormenores que foram pintados de azul.

Começamos nela este roteiro de fim de semana e até poderemos escolher ficar por aqui, com estadia marcada para uma das casas tradicionais. Já foi uma padaria e agora é um bonito alojamento: a Casa da Padaria. Tem alguns restaurantes na aldeia, para experimentar a famosa chanfana e tigelada, e alguns pontos essenciais para visitar – pode ler o roteiro completo aqui - e, no verão, vai querer passar mais tempo num lugar fresco: Piódão tem praia (mais uma piscina) fluvial e, aqui perto, está Foz d’Égua, cenário que também merece uma visita.

Se quer passear dentro de um castelo, depois de Piódão pode fazer a viagem até Linhares da Beira, que é conhecida por ser a Capital do Parapente – se não está preparado para atividades radicais, pode simplesmente ficar a conhecer melhor esta aldeia e os seus pontos históricos – o roteiro completo está aqui.

Pelo caminho, pode parar em Folgosinho para comer bem (no Albertino) e comprar queijos, por exemplo, em Celorico da Beira e visitar o Solar dos Queijos – se for em direção a Trancoso, pode ainda ter tempo para visitar uma terceira Aldeia Histórica: Trancoso.

Se decidir passar mais tempo em Linhares da Beira, aconselho o restaurante Cova da Loba.

Pode seguir o Viaje Comigo no Instagram e YouTube