![Abre a janela do Oeste e contempla o mar de São Martinho do Porto](/assets/img/blank.png)
A ideia era continuar a escrever sobre Lisboa e sobre o tanto que ainda tem para nos mostrar, mas decidi dar-te a conhecer uma das vilas que ficam por perto e que têm o condão de trazer encanto às nossas vidas - São Martinho do Porto. Quando escrevemos sobre Alcobaça, abrimos a janela do que esta vila nos pode trazer, com a sua baía rodeada por areia branca e o seu miradouro de sonho.
Digo que fica perto porque uma hora de carro é coisa pouca para quem já subiu e desceu as sete colinas de Lisboa a pé e porque te permite ouvir um álbum de música inteiro e talvez voltar a ouvi-lo só mais um bocadinho. Mas mal lá chegues, é estacionar ou agradecer a boleia e fazer caminho a pé. O meu conselho? Começar por Salir do Porto.
Salir do Porto fica numa das pontas da baía de São Martinho onde vais logo encontrar a Duna de Salir, conhecida pela sua altura e pelo atrevimento a que nos propomos ao descê-la. É comum ver miúdos e graúdos à procura do melhor ponto da duna para uma corrida que pode acabar em trambolhão. Mas aqui o divertimento supera tudo.
![Dunas de Salir do Porto Dunas de Salir do Porto](/assets/img/blank.png)
Chegado cá abaixo, mergulha, se o tempo o permitir ou compra um saquinho com tremoços e segue pelo paredão de madeira fora, que se deixou construir em toda a volta da baía e que faz companhia à Av. Marginal que se enche de carros de visitantes. Se a fome apertar, os restaurantes por ali não faltam, sempre prontos a receber. Basta escolheres o que melhor se adapta à tua preferência e à tua carteira. Importa não esquecermos nunca o budget que temos quando navegamos pelos vários destinos do nosso gap year. Uma escorregadela (e não estamos a falar pelas Dunas de Salir) pode prejudicar aquela que devia ser uma das aventuras das nossas vidas.
Durante o passeio pela Marginal, repara no Parque de Campismo Baía Azul à tua direita, que pode ser uma opção para quem opte por um gap year low cost, de tenda às costas. Vais reparar que por ali todos os serviços ficam à distância de um braço, ou melhor dizendo, de um atravessar de passadeira. Ruas curtas, movimentadas, e cheias de vida. Nada melhor do que as explorares por ti próprio, quer seja para ires ao Mercado Municipal ou para ires espreitar o Clube Náutico de São Martinho do Porto, por exemplo.
E era aqui que queria chegar desde o início. O Clube Náutico de São Martinho do Porto ainda não perdeu os traços de vila piscatória, ainda não foi explorado por nenhuma empresa ou cadeia hoteleira e permite-nos sentar a observar o seu movimento, as suas pessoas e os seus barcos. E traz consigo um túnel. Um túnel que te desperta a curiosidade mal passas por ele, que te encandeia ao primeiro olhar, e que te quer levar a ver a natureza na sua plenitude, sem transformação e ação humana. Deixa-te levar. Atravessa-o mesmo debaixo do Morro de Santo António e na outra ponta contempla as ondas fortes ou, quem sabe, o pôr-do-sol. Durante a pandemia, aconselhamos a que dês espaço a quem já por lá se encontrar e que aguardes a tua vez. Todos precisamos de um bocadinho de reflexão e contemplação nas nossas vidas e, acredita, aquele é o lugar ideal para isso.
![A entrada do Túnel de São Martinho do Porto A entrada do Túnel de São Martinho do Porto](/assets/img/blank.png)
![O outro lado do Túnel de São Martinho do Porto O outro lado do Túnel de São Martinho do Porto](/assets/img/blank.png)
Na volta, continua pelo Morro de Santo António e, quase mesmo ao lado, sobe umas escadas um pouco íngremes (não têm nada que enganar, logo ali junto a uma das habitações junto ao cais) que te vão levar a um dos melhores miradouros de todo o teu gap year. Não hesitamos em dizer - São Martinho do Porto é um lugar de comunhão com a natureza, nascido para te envolver com o seu espectro de cor que vai do verde ao azul, acompanhado de um cinzento muito típico da zona Oeste de Portugal. Tem um encanto especial em toda a sua flora, capaz de transportar qualquer um de nós para o nosso interior, para uma pausa por vezes tão desejada.
Subidas as escadas, tens duas opções. Um pequeno desvio à esquerda permite-te seguir em direção ao Farol e ao Miradouro de São Martinho do Porto. Lugares de observação, trazem-te o mundo e a vida de toda a vila (e também mais um pedacinho de Salir do Porto) ao olhar e deixam-te rendido a este canto mágico da zona Oeste. Quase o San Juan de Gaztelugatxe português (um forte no País Basco que se tornou popular ao aparecer na série Game of Thrones).
![Miradouro de São Martinho do Porto Miradouro de São Martinho do Porto](/assets/img/blank.png)
Se optares por virar à direita, também não vais sair desiludido. Uns quilómetros mais à frente e chegarás ao Miradouro do Cruzeiro, já numa zona habitacional, e com um pelourinho a destacá-lo no meio da paisagem.
Faças o trajeto que fizeres, esta vai ser sempre uma paragem de tirar o fôlego e vais te sentir sempre parte do ecossistema envolvente. São Martinho do Porto consegue ser casa para quem vem de fora e não é disso que todos precisamos no nosso gap year?
Texto por: Gap Year Portugal / Joana Firmino Ribeiro
Comentários