Laub Andrew fez sua estreia no TikTok com uma "aula de geografia" a 22 de fevereiro, com um vídeo sobre as duas ilhas Diomedes no Estreito de Bering.
O Diomedes Maior é uma ilha de aproximadamente 29 quilómetros quadrados que é considerada o ponto mais oriental da Rússia. Diomedes Menor é uma ilha de 7,36 quilómetros quadrados que faz parte do estado do Alasca e, portanto, está dentro da fronteira com os Estados Unidos. As duas ilhas estão a apenas 4 quilómetros de distância uma da outra e servem como limite entre a Federação Russa e os Estados Unidos da América.
“Essas ilhas estão separadas por apenas quatro quilómetros, o que significa que no inverno, quando a água congela, é possível caminhar dos Estados Unidos à Rússia em apenas 20 minutos”, explicou Andrew. "Para tornar as coisas ainda mais loucas, a Diomedes Maior está 21 horas à frente da Diomedes Meno", continuou enquanto tirava fotos das duas ilhas. "O que significa que se fosse caminhar dos Estados Unidos à Rússia, estaria literalmente a entrar no dia seguinte. É por isso que chamam a pequena ilha de Diomedes de Yesterdayland e Diomedes Maior de Tomorrowland".
Em duas semanas, o vídeo de Andrew acumulou mais de 4 milhões de visualizações, 1,1 milhão de gostos, 40 mil partilhas e 8239 comentários.
No entanto, as pessoas que estavam ansiosas para viajar dos EUA para a Rússia a pé provavelmente ficarão desiludidas ao saber que a água entre as duas ilhas não congela há vários anos devido às alterações climáticas.
Numa entrevista realizada pela revista Science, o coordenador ambiental da Diomedes Maior, Opik Ahkinga, afirma que o Mar de Bering não congela desde 2012. De acordo com um relatório da National Geographic, a temperatura aumentou nos últimos anos em ambas as ilhas. As pontes de gelo entre as duas ilhas eram mais comuns durante os meses de inverno, há várias décadas e até séculos atrás. Registos históricos mostram que grupos indígenas usaram essas rotas congeladas para se moverem entre as duas ilhas.
Comentários