Sabemos que o verão está a chegar ao fim devido aos regressos, seja à casa, ao trabalho ou à escola. Voltamos à rotina. Mas o tempo não é igual em todo o planeta. Por exemplo, na província de Antalya, Turquia, a vida é diferente.

 Situada no coração do Mediterrâneo e da Riviera Turca, Antalya oferece trezentos dias de sol aos seus habitantes, que raramente passam por temperaturas inferiores a 20 graus e que, até finais de novembro, têm a oportunidade de mergulhar no mar. A posição geográfica e o seu clima quente durante quase todo o ano atraem turistas até a região. Se uns prolongam a estadia ou optam por visitar a região durante o outono ao invés do verão, outros, como quem já está reformado ou pode trabalhar à distância, têm a oportunidade de desfrutar de um inverno ameno nesta cidade.

Mas o que Antalya tem para oferecer aos turistas?

Praias virgens

Antalya é famosa pelas suas praias virgens que se estendem até onde alcança a vista. A capital da Riviera Turca oferece 229 areais com bandeira azul que os visitantes podem desfrutar até finais de novembro ou mesmo princípios de dezembro, enquanto experimentam em primeira mão os privilégios de um residente local.

Com vista para o lendário mar turquesa da Riviera Turca, aqui pode visitar as praias virgens de Lara, Konyaaltı e Kaputaş tanto no outono como no inverno. Situada no centro da cidade, a praia de Lara, de areia fina, é ideal para nadar graças à sua ondulação suave. A praia de Konyaaltı estende-se por sete quilómetros de oeste até aos montes Bey. O seu passeio marítimo, repleto de bares, cafés e discotecas, proporciona dias e noites animados no outono e no inverno, bem como no verão. A praia de Kaputaş, perto de Kaş e Kalkan, é um lugar pitoresco acessível por uma longa escada escavada num penhasco.

Esplêndidas cidades antigas

Antalya, lar de civilizações milenárias, possui um património cultural único. A antiga cidade de Perge, capital da região de Panfília, está a escassos 18 quilómetros a leste do centro da localidade. Esta magnífica cidade, famosa ao longo da história pela sua arquitetura e pelas suas esculturas de mármore, continua a deslumbrar os visitantes com as suas termas romanas, os seus impressionantes mosaicos no chão e o seu estádio em forma de ferradura, bem como um teatro monumental que chegou a acolher 12 mil pessoas. Perge é um tesouro que transfere a antiga majestosidade de Antalya até aos dias de hoje.

A antiga cidade de Patara, a 40 quilómetros a oeste de Kaş, é uma das mais antigas e importantes do Império Lício. Desde 1988 que se fazem escavações e a sua espetacular praia é uma importante zona de desova da tartaruga do mar Mediterrâneo em perigo de extinção, a Caretta Caretta. Além disso, Patara é o lugar de nascimento de São Nicolau, conhecido mundialmente como Santa Claus.

Impressionantes centros de mergulho

Antalya pode ser vista também como um centro de mergulho. A cidade oferece muitas oportunidades para praticar desportos aquáticos e de natureza. Além disso, pode desfrutar de uma experiência de mergulho de classe mundial, tanto no outono como no inverno. A província de Antalya conta com uma vasta gama de opções para esta prática, de Kalkan até Patara, a leste. A sul da cidade, encontra-se Kaş, um dos 10 melhores pontos de mergulho do mundo, segundo comunicado da  Agência de Promoção e Desenvolvimento Turístico da Türkiye (TGA), com grande flora e fauna marinha como ervas marinhas, corais e esponjas do mar, juntamente com as ruínas submersas de antigas cidades.

O lugar preferido dos golfistas

Belek, a famosa zona turística de Antalya, atrai a atenção com cursos de golfe criados por golfistas de renome mundial. Belek é um importante centro de turismo deste desporto, com luxuosos hotéis, complexos turísticos e infraestruturas reconhecidas no mundo do golfe europeu. A 20 minutos de carro de Antalya, tem 15 campos de golfe diferentes abertos durante o outono e o inverno. Por outro lado, alguns deles oferecem a possibilidade de jogar de noite com sistemas de iluminação únicos.

Rotas pedestres de categoria mundial

Antalya é um autêntico paraíso para quem gosta de fazer caminhadas. A Via Lícia e o Caminho de São Paulo, que figuram entre as rotas mais belas do mundo, encontram-se dentro dos limites desta soalheira cidade. A Via Lícia, a primeira rota pedestre de longa distância da Türkiye, é um percurso de 500 km que vai de Fethiye até Antalya. Passa por maravilhas naturais como Fethiye, Ölüdeniz, o Vale das Borboletas, a baía de Kabak Bay, Kalkan, Kaş, Kekova, Demre, Patara, o Monte Olimpo, Çıralı ou o desfiladeiro de Göynük, e apresenta a história de uma região que data da antiguidade.

O caminho de São Paulo, que parte da antiga cidade de Perge e termina no distrito de Yalvaç, perto do lago Eğirdir, em Esparta, é a segunda rota pedestre de maior distância da Turquia. Os viajantes podem testemunhar uma das mudanças mais importantes do Cristianismo ao percorrer este famoso e desafiante itinerário, conhecido como rota de peregrinação há dois mil anos.

Grutas com maravilhas naturais

Antalya ainda é famosa pelas suas grutas, todas elas uma maravilha da natureza. Situada a 30 km a noroeste da cidade e a 430-450 m acima do nível do mar, Karain é uma das maiores grutas naturais do país. Os seus restos, que dão uma visão diferente da história da humanidade, estão expostos no Museu de Antália e no Museu de Karain perto da gruta.

A primeira gruta da Turquia a abrir ao turismo foi a gruta de Damlataş, no centro do distrito de Alanya, e recebe o seu nome da água que goteja das suas estalactites. Calcula-se que estas estalactites e estalagmites, que têm 300 metros de comprimento e cobrem uma superfície de 200 metros quadrados na gruta, se tenham formado ao longo de 12 000 anos.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.