É uma boa base para quem quer descobrir cidades próximas como Positano e Amalfi ou as ilhas de Capri e Ischia, mas não deixa de merecer destaque, por mérito próprio, como destino de férias.

Pode não ter as melhores praias ou ser tão bela como algumas das cidades vizinhas, mas é uma cidade acolhedora e com preços bem mais acessíveis comparativamente às outras da região. Os habitantes locais são simpáticos e estão sempre dispostos a ajudar se perceberem que estamos com dificuldades, por exemplo, para encontrar um lugar no mapa ou uma paragem de autocarro.

Ao contrário de Positano, Sorrento é uma cidade mais "real", menos turística, com uma vibração relaxada e um caráter muito italiano.

Sorrento: uma cidade acolhedora e acessível para descobrir na Costa Amalfitana
créditos: The Travellight World

Há vespas a passar na rua, pessoas a apreciar o seu expresso na esplanada e muitas janelas e terraços para observar o pôr-do-sol e as deslumbrantes vistas para o mar.

A Piazza Tasso é a principal praça da cidade e ponto de encontro de toda a população local e turistas. Ao seu redor existem muitos restaurantes e à noite, a principal rua que leva à praça é fechada ao trânsito. Isto facilita a vida dos pedestres e favorece o comércio, que permanece aberto até tarde para que ninguém deixe as suas compras para depois.

É super agradável passear pelas vielas estreitas trocando sorrisos e “buonaseras” com quem se cruza no nosso caminho enquanto escolhemos uma recordação para trazer para casa.

O miradouro perto da Piazza Tasso oferece uma excelente vista para o mar e as ruas laterais e vielas da Piazza Sant'Antonino são ótimas para fotografar. A Piazza della Vittoria também oferece belas vistas dos penhascos ao longo da costa.

A Villa Fiorentino, onde funciona a Fundação Sorrento, é uma bonita casa que apresenta interessantes exposições. Quando passei por lá decorria uma mostra dos trabalhos de Francis Bacon.

Sorrento
créditos: The Travellight World

A Igreja de Santa Maria delle Grazie merece igualmente uma visita. É bastante discreta no exterior, mas o interior é lindo.

Uma das primeiras coisas que chamam a atenção na cidade de Sorrento é a sua icónica produção de limão. Lojas locais vendem limão de todas as maneiras possíveis e imaginárias. Desde sabonetes, a doces, compotas, granitas, gelados e claro, limoncello - um licor de limão que é considerado um digestivo e é mais frequentemente servido fresco após as refeições.

Um dos melhores lugares para experimentar este licor é a casa I Giardini di Cataldo, uma fábrica que funciona também como gelataria e loja e é bastante famosa na região por servir os seus maravilhosos produtos num tranquilo e sereno quintal, cheio de limoeiros.

As praias de Sorrento não são as típicas praias arenosas de que estamos à espera, mas sim praias pequenas como as da Marina Piccola, que tem um deck com espreguiçadeiras e guarda-sóis. A água na Marina Piccola é tão clara e agradável (no verão) que muita gente prefere ficar por aqui mesmo em vez de ir explorar outros lugares mais distantes.

Já a Marina Grande é uma pitoresca vila de pescadores que tem um charme rústico e muitos barcos de pesca.
Os barcos estão constantemente a ir e vir e as vistas para o Monte Vesúvio juntamente com a deliciosa comida italiana servida nos restaurantes à beira mar fazem deste local uma paragem obrigatória para quem visita Sorrento.

Sorrento
créditos: The Travellight World

A Trattoria da Emilia vai encantar quem procura um restaurante familiar simples, com massas italianas tradicionais e frutos do mar, enquanto o Soul and Fish, é perfeito para os foodies mais exigentes que procuram algo regional, mas servido com um toque moderno.

Merece igualmente uma visita um lugar chamado Bagni Regina Giovanna, que é uma piscina natural cercada por falésias e uma praia rochosa. Fica a cerca de 10 minutos de carro ou a 40 minutos a pé do centro da cidade, mas vale a pena conhecer.

É fácil apanhar um barco para Capri a partir de Sorrento e passar lá todo o dia, aproveitando as praias e outras maravilhas naturais (como a gruta azul) ou almoçando num bom restaurante e fazendo compras nas melhores lojas da Costa Amalfitana.

Do mesmo modo é fácil de chegar a Positano, Amalfi, Ravello, Pompeia e Nápoles.

Um passeio até Paestum - Património Mundial da UNESCO - vai atrair quem gosta de história. Estas ruínas romanas abrigam três antigos templos, um anfiteatro, um fórum e vários outros tesouros arquitetónicos, datados de 550 a.C.

O Parque Villa Comunale é perfeito para os entusiastas das atividades ao ar livre. As paisagens exuberantes e as vistas deslumbrantes que este parque oferece são incomparáveis.

Se quiserem umas férias descontraídas, mas perto de algumas das mais famosas atrações Italianas, então a cidade de Sorrento pode ser o lugar certo para vocês.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.