Positano é muitas vezes considerada a pérola da Costa Amalfitana, uma extensão de cerca de 50 quilómetros que vai da cidade portuária de Salerno a Sorrento, na região italiana da Campânia. Mas toda esta costa merece uma visita, encantando os viajantes com as suas paisagens deslumbrantes e cidades pitorescas como Positano, Amalfi, Ravello, Praiano, Atrani, Maiori ou Minori.

Conhecida pelas falésias dramáticas, praias de águas cristalinas e estradas sinuosas que revelam vistas panorâmicas inesquecíveis, esta região oferece uma combinação perfeita de beleza natural e charme histórico, tendo sido considerada Património Mundial da UNESCO.

É fácil chegar à Costa Amalfitana e existem voos diretos de Lisboa e do Porto para Nápoles, de onde há autocarros ou transfers privados para várias cidades desta costa. É possível também alugar um carro, mas na época alta o trânsito e o estacionamento podem ser complicados, por isso recomendo ponderar esta opção e confirmar se o alojamento onde vão ficar tem estacionamento disponível. Alugar uma mota pode ser uma alternativa.

Na Costa Amalfitana existem opções de alojamento para todos os gostos (e para todos os orçamentos), desde alojamentos locais a hotéis de luxo mundialmente conhecidos. Independentemente da escolha, aconselho fazer reserva o mais cedo possível, pois esta é uma zona muito procurada, sobretudo nos meses de verão, e os alojamentos ficam muitas vezes esgotados com bastante antecedência.

Positano
Positano A Ana em Positano créditos: The Travel in Pink

Um dos pontos altos de qualquer viagem à Costa Amalfitana é Positano, uma cidade que me apaixonou desde o momento em que a vislumbrei à distância, recortada sobre uma encosta, com o casario colorido que se parece precipitar sobre o azul intenso do Mar Tirreno, que banha esta costa e que faz parte do Mar Mediterrâneo.

Positano combina na perfeição simplicidade e requinte, tradição e modernidade, tranquilidade e bulício. Passei lá dois dias e meio durante a minha viagem à Costa Amalfitana, mas gostaria de ter tido mais tempo para usufruir desta cidade única que transmite, talvez como nenhuma outra, o charme do verão mediterrânico.

Localizada numa encosta sobre o Tirreno, Positano oferece vistas dignas de um postal, com casas coloridas em tonalidades pastel que parecem querer abraçar o mar. Se gostam de fotografia, terão a tentação de parar a cada minuto para capturar a beleza de Positano dos mais diversos ângulos.

Algumas das melhores perspetivas podem ser vistas da Via Cristoforo Colombo, uma das ruas mais conhecidas da cidade. É nesta rua que está localizado o famoso Hotel Sirenuse. Mesmo que não fiquem lá hospedados, vale a pena entrar para tomar uma bebida com as vistas mais icónicas de Positano.

Como a cidade está literalmente construída sobre uma encosta, preparem-se para subir (muitas) escadarias e percorrer ruelas e passagens estreitas ao passear por Positano. Pode ser desafiante num dia quente de verão, mas como recompensa terão a oportunidade de descobrir os muitos recantos e detalhes de uma cidade encantadora.

Positano
Positano Positano ao final da tarde créditos: The Travel in Pink

Para quem gosta de compras, Positano é também o destino ideal. No centro da cidade encontrarão uma grande diversidade de lojas, de marcas internacionais de luxo a galerias de arte, de artesanato tradicional a produtos típicos locais, muitos deles elaborados com o famoso limão de Amalfi. O difícil será mesmo escolher.

Depois de explorarem o centro da cidade e de eventualmente fazerem algumas compras, chegarão à bonita Igreja de Santa Maria Assunta, situada junto ao mar, com uma cúpula de azulejos coloridos visível à distancia. Desse ponto, sigam a marginal que leva à praia, com inúmeros restaurantes com esplanadas onde poderão degustar a deliciosa gastronomia típica italiana.

Dediquem algum tempo para usufruir da praia urbana de Positano. A praia mais conhecida na cidade é a Spiaggia Grande, com vistas deslumbrantes para o casario na encosta. Nesta praia existe uma zona concessionada com espreguiçadeiras e uma área onde se podem estender toalhas. Se quiserem ter a experiência de passar um dia de dolce fare niente numa espreguiçadeira, convém reservar online e com antecedência.

Existem outras praias em Positano fora do centro da cidade, como a Spiaggia del Fornillo, a Spiaggia de Laurito ou a Arienzo Beach Club, acessível de barco. As praias desta área são caraterizadas pelas águas quentes e cristalinas e pelos areais com areias escuras de origem vulcânica ou pequenos seixos.

Vale a pena considerar um passeio de barco. Existem muitos operadores que oferecem diversos tours na Costa Amalfitana e permitem apreciar as vistas desta costa de uma perspetiva marítima. Um dos tours disponíveis vai até à famosa ilha de Capri.

Positano
Positano Positano à noite créditos: The Travel in Pink

Os amantes de caminhadas também não vão ficar desiludidos. Um dos trilhos mais conhecidos, o Caminho dos Deuses, percorre ao longo de mais de 6 quilómetros várias aldeias e paisagens costeiras deslumbrantes, de Bomerano a Positano. É considerado um trilho de alguma dificuldade, sendo parte dele escavado nos próprios penhascos e com subidas íngremes, pelo que é recomendado apenas a quem tenha experiência em caminhadas.

Por fim, e uma vez que Positano se situa no coração da Costa Amalfitano, é uma ótima opção para se estar baseado nesta região e visitar outras cidades, vilas e praias de uma das zonas costeiras mais bonitas do mundo.

Para mais inspiração sobre viagens podem consultar o blog da Ana, the Travel in Pink ou a sua página de Instagram.