A Rota Europeia dos Teatros Históricos foi uma ideia dos membros da organização Pespectiv - Associação dos Teatros Históricos da Europa, fundada em outubro de 2003 com o objetivo de preservar o património cultural dos teatros históricos europeus. O projeto é apoiado pelo programa cultural da União Europeia e tem a sua sede em Berlim.

Numa primeira fase foram lançadas 5 rotas individuais: Rota Alemã, Rota Nórdica, Rota Canal, Rota Italiana e a Rota Imperador. Cada uma delas liga entre 9 a 12 cidades que têm em comum uma forte tradição cultural e histórica em teatros.

Em 2014 foram adicionadas mais duas, as rotas Francesa e a do Adriático. Atualmente, existem 12 rotas onde pode visitar um total de 120 teatros. Além das já mencionadas, pode ainda fazer as rotas Alpina, Báltico, Black Sea, Grand Tour e Ibérica (onde Portugal está incluído).

Na galeria em cima descubra alguns dos teatros que pode visitar em cada uma das Rotas.

Em 2015 foi criada uma exposição intitulada "The history of Europe - told by its theatres", que tem vindo desde então a fazer uma digressão por vários países europeus, de forma a promover as rotas. Neste momento, a exposição encontra-se em Londres, no Victoria and Albert Museum, e poderá visitá-la até 3 de setembro de 2017. Segue depois para a Suíça, em Bellinzona, de 9 de novembro a 7 de janeiro de 2018.

Saiba mais sobre estas rotas culturais no site oficial.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.