Chegar até à praia de Boulders e encontrar a colónia de pinguins que ali habita não é muito difícil. A praia fica localizada em Simon’s Town, a cerca de 45 minutos da Cidade do Cabo. Se não tiverem alugado um carro, podem marcar uma excursão até lá. Há várias que partem da Cidade do Cabo.

Boulders Beach é absolutamente deslumbrante. Faz parte do Parque Nacional Table Mountain e compreende três praias, passadiços e uma área de observação de pinguins.

Boulders Beach
créditos: The Travellight World

Para aceder às praias temos de pagar uma taxa de conservação no centro de visitantes. A praia principal é uma enseada idílica com vistas panorâmicas sobre False Bay e pedregulhos de granito que protegem a colónia de pinguins do vento, das ondas e da correnteza.

Boulders Beach
créditos: The Travellight World

Observar estas pequenas e engraçadas aves a correr, nadar e brincar nas ondas deixa qualquer um de bom humor. Nem damos pelo tempo a passar. Os pinguins são tão fofos, não conseguimos parar de olhar para eles.

São a única raça de pinguim existente no continente africano. Na verdade, para além de Boulders Beach, é possível encontrar colónias de pinguins em vários outros lugares da África do Sul e na Namíbia, mas este é o lugar que, acredito, reúne as melhores condições para observação (inclusive para pessoas que estão em cadeiras de rodas - os acessos pareceram-me bastante bons).

Boulders Beach
créditos: The Travellight World

Há passadiços de madeira que permitem ao visitante estar bem próximo mas não incomodar os pinguins ou, pelo menos, perturbá-los o mínimo possível.

A colónia nem sempre esteve nesta praia. Segundo li, os pinguins chegaram aqui em 1983, e acabaram por ficar, provavelmente, porque as condições de comida e abrigo eram melhores. Com o tempo a colónia cresceu mas hoje a comida é mais escassa e o número de animais reduziu. Actualmente, esta é uma espécie considerada em vias de extinção.

Boulders Beach
créditos: The Travellight World

Somos avisados que nunca devemos tentar interagir ou tocar nos pinguins porque eles são selvagens e podem morder e que existem algumas áreas restritas que não devemos atravessar, sob pena de pesada multa.

Respeitei de bom grado as regras mas também percebi que os pinguins não eram nada tímidos e que muitos têm tanta curiosidade sobre nós como nós sobre eles.

Ao lado de Boulders Beach há outra praia (a 2 minutos a pé), chamada Foxy Beach onde podemos tomar banho e descansar e aqui também há muitos pinguins.

Boulders Beach
créditos: The Travellight World

Eles vagueiam livremente por toda a área e são naturalmente inquisitivos, inspeccionando cestas de piquenique ou qualquer outra coisa que lhes chame a atenção. Chegam muito perto de nós e alguns até parecem parar de propósito para a fotografia.

É uma experiência e tanto, que recomendo a todos que pretendem visitar África do Sul. Se tiverem curiosidade, espreitem a minha página de perfil no Instagram e carreguem no destaque "South Africa", onde encontram vídeos curtos bem engraçados dos pinguins.

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook 

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.