Localizadas a cerca de duas horas da cidade de Sydney, estas belas e majestosas montanhas não são propriamente conhecidas pela sua altura ou picos inatingíveis. Na verdade, as Blue Mountains são até bastante planas no topo: o seu ponto mais alto atinge apenas os 1.215 metros. Mas, não se enganem, aquilo que pode faltar-lhes em altura, elas compensam em beleza.

A partir de vários miradouros, espalhados pelos trilhos das montanhas, como a Lincoln's Rock (antes chamada de Flat Rock) ou Eaglehawk, podemos observar desfiladeiros e vales cobertos por abundante vegetação e perceber a razão do nome “azul”: quando olhamos o horizonte, toda a área parece estar coberta por uma neblina azulada.

Blue Mountains
créditos: The Travellight World

Explicaram-me que, quando a temperatura sobe, os óleos essenciais da floresta de eucalipto evaporam-se e dispersam-se no ar. Isso faz com que a luz do sol seja filtrada pela névoa e lance um banho de luz azul sobre toda a região. É um fenómeno natural muito interessante.

Há inúmeras atracções para desfrutar na área do Parque Natural Blue Mountains, principalmente para quem ama  natureza e vistas deslumbrantes.

Três Irmãs
Três Irmãs créditos: The Travellight World

As montanhas são planas no topo mas em alguns lugares caem repentinamente, expondo grandes penhascos de arenito que adicionam drama ao cenário. As Três Irmãs (Three Sisters) são um exemplo disso e, talvez, as mais famosas formações rochosas do Parque.

Os rios por vezes transbordam e formam cascatas estreitas que se precipitam até ao chão da floresta mais em abaixo.

Blue Moutains
créditos: The Travellight World

Esta é uma paisagem florestal montanhosa praticamente intocada que abriga mais de 400 tipos diferentes de animais e várias espécies consideradas raras ou ameaçadas de extinção.

Para apreciar a sua beleza de várias perspectivas, visitem o Scenic World em Katoomba, uma antiga cidade mineira nas Blue Mountains e percorram o parque de comboio, teleférico ou caminhem pelos passadiços de madeira.

Blue Moutains
créditos: The Travellight World

Há muitas outras atracções para desfrutar na área das Blue Mountains, como as Grutas Jenolan, o Jardim Botânico Mount Tomah ou o Jardim Japonês de Sparadise.

Dica: Para chegar às Blue Mountains a partir de Sydney apanhem o comboio da Estação Central até à estação de Katoomba e, chegando lá, apanhem um autocarro hop on/hop off que pára no Scenic World e nas outras atracções das Montanhas.

Blue Moutains
créditos: The Travellight World

Sigam as minhas aventuras mais recentes no Instagram e no Facebook

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.