É provável que nunca tenha ouvido falar de alguns destes lugares, listados pela BBC, que tiveram um impacto significativo na história. Veja a galeria para descobrir alguns dos locais que influenciaram a evolução do mundo.

O lugar que influenciou a indústria do século XX

Quem diria que muitas das estruturas e mecanismos de transporte populares hoje, como os elevadores na Torre Eiffel, existem graças a Roebling, um pequeno lugar em Nova Jersey. A história deste lugar começa com o engenheiro civil John Roebling, pioneiro na projeção e construção de pontes suspensas a partir de cabos metálicos, que inclui a icónica Brooklyn Bridge. A família Roebling é responsável pela construção de algumas das pontes suspensas mais extraordinárias do Estados Unidos. Foi o filho mais novo de John, Charles, a construir a aldeia Roebling para hospedar os colaboradores da empresa. O Museu Roebling mostra como esta empresa contribuiu para a indústria do século XX.

Como um manifesto em Wittenberg deu início à Reforma Protestante

Foi na porta da entrada da igreja do castelo de Wittenberg que o monge alemão Martinho Lutero pregou, no dia 31 de outubro de 1517, o seu grande manifesto: um documento com 95 afirmações muito críticas à prática da Igreja Católica, como conceder o perdão divino em troca de dinheiro ou de bens dos fiéis. Por causa do ato de Lutero, o local tornou-se num marco do início da Reforma Protestante. Pessoas do mundo inteiro vão à igreja, também conhecida como Igreja de Todos os Santos, para prestar homenagens ao homem que ousou desafiar a Igreja Católica e acabou por mudar o rumo da História.

Berço do turismo de inverno dos Alpes

St. Moritz não é apenas um destino de férias. St. Moritz foi o berço do turismo de inverno dos Alpes (1864) e palco de duas edições dos Jogos Olímpicos de inverno. O lugar tem também fontes de águas medicinais, conhecidas há 3000 anos.

Onde a comunicação sem fios começou

Em Signal Hill fez-se história. No século XIX, em Cabot Tower, Guglielmo Marconi recebeu a primeira mensagem transatlântica sem fios do mundo. Vale a pena visitar o museu da torre para saber mais sobre este momento histórico que mudou a forma como o homem comunica. Para além de recordar o passado histórico de St John’s (Canadá) e o triunfo das comunicações, Signal Hill é um bom lugar para fazer caminhadas.

Signal Hill, St John's, Canada
créditos: David Davies| Flickr| CC

A cidade que acorda o mundo

Do lado de fora pode não parecer, mas a fundição Grassmary produz 300 sinos por ano. É também o negócio de família mais antigo da Áustria e exporta sinos para mais de 100 países em todos os continentes e para oito religiões.

O lugar que mudou a humanidade

Vários eventos importantes do ponto de vista da história mundial tiveram lugar em Gdańsk. Foi em Gdańsk que eclodiu a Segunda Guerra Mundial em 1939. Gdańsk é também o berço do movimento social “Solidariedade” levou ao fim do comunismo. Aqui também está o Centro Europeu da Solidariedade.

Roteiro de quatro dias para viver a Provença
Roteiro de quatro dias para viver a Provença
Ver artigo

Como a arte deixou de ser o que era

Em Provença, mais precisamente em Aix-en-Provence, França, nasceu um dos pais da arte moderna: Paul Cézanne.

O lugar que contribuiu para repensar a ciência

Darwin não foi o único autor da teoria da evolução pela seleção natural. O naturalista britânico Alfred Russel Wallace também desenvolveu ideias parecidas durante a sua jornada na ilha Ternate, Indonésia, e em paralelo às de Darwin. Em Ternate, Wallace escreveu um ensaio a definir as principais bases da Teoria da Evolução que enviou para Charles Darwin. Ao ler o ensaio, Darwin percebeu que Wallace tinha uma teoria semelhante àquela que vinha a trabalhar em segredo há 20 anos. Para evitar que a sua “originalidade fosse esmagada”, Darwin seguiu a sugestão do geólogo Charles Lyell e do botânico Joseph Hooker e apresentou o seu estudo ao mesmo tempo que Wallace à Linnean Society of London. Isto ainda motivou Darwin a terminar e a publicar mais depressa o livro a “Origem das Espécies”, que, ao contrário dos estudos, conseguiu chamar mais atenção e causar polémica.

O lugar que tornou o Brasil no único país de língua portuguesa das Américas

Tordesilhas é outro dos lugares que mudaram o mundo, pois foi neste local, em 1494, que Espanha e Portugal dividiram o mundo "descoberto e por descobrir" em duas partes, com os direitos de exploração, de cada uma delas, destinadas a estes dois países. O tratado abriu caminho para que o Brasil se tornasse no único país de língua portuguesa nas Américas.

Descubra ainda o legado português pelo mundo:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.