Uma muralha da China, com 18 metros de altura, dois dragões com 50 metros de comprimentos a flutuar no lago ou um exército de figuras de bronze são alguns dos cenários únicos que vai encontrar, ao passear à noite no Parque Phoenix, junto ao Aeroporto de Nice. Nice, Baie des Lumiers é o nome desta experiência que reúne, mais de 550 lanternas luminosas, de todos os tamanhos, que atravessam episódios significativos da cultura e a tradição da China.

Esta instalação de esculturas de luz tem lugar a céu aberto, no Parque Phoenix, que é casa de mais de 2500 espécies de plantas, espalhados por uma área de cerca de 70.000 m2. No verão, é um dos lugares preferidos das famílias, mas este inverno transformou-se no cenário desta exposição.

São muitos os pormenores que merecem observação atenta, mas um dos cenários mais interessantes é o da Grande Muralha da China. Há informação adjacente que nos diz que a construção da Grande Muralha da China começou por volta de 220 aC sob a dinastia Qin. Continuou sob as dinastias Han, Yuan, Ning e Qing para terminar no final do século XVII. É, desde, 1987 Património Mundial da UNESCO e foi considerada, em 2007, uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Lanternas em Nice

As esculturas luminosas dos Pandas, assim como os dois grandes Dragões Chineses, são a grande atração das crianças.

Além das lanternas, os visitantes têm um conjunto de atividades a que podem assistir. É o caso de demonstrações como a Dança do Pavão, um espetáculo de dança tradicional do povo Dai dedicado ao pavão, animal sagrado que simboliza boa sorte e felicidade. Há também a Dança das Máscaras em que um mestre, com uma destreza surpreendente, muda de rosto – máscara – repetidamente, num momento impercetível para os espetadores. Podem também admirar a Cerimónia do Chá, o ritual em que um mestre serve a bebida numa coreografia fluida e harmoniosa. Ou demonstrações de Artes Marciais (Kung Fu). O horário destas atividades encontra-se sinalizado na entrada do parque.

Lanternas em Nice

Este festival pode ser visitado até ao dia 23 de fevereiro, de quarta-feira a domingo, das 18h00 às 23h00. Durante os períodos de férias escolares abre todos os dias. Os bilhetes podem ser adquiridos on-line ou na bilheteria, à entrada do parque (entrada pela Promenade des Anglais 405). Custam 17 euros (bilhete normal) ou 12 euros (estudantes, séniores e outros). Para as crianças menores de 5 anos a entrada é gratuita. Está também disponível um bilhete de família pelo valor de 46 euros (2 adultos + 2 crianças).

Reportagem de António Silva e Tânia Fernandes

Artigo originalmente publicado no Canela & Hortelã

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.