Ljubljana é uma cidade relativamente pequena, mas não lhe falta charme e tem imenso para oferecer aos visitantes, pelo que recomendo pelo menos dois a três dias para visitá-la. Aconselho ainda combinar a viagem a Ljubljana com outras atrações no país como o icónico Lago Bled, o Castelo de Predjama ou a cadeia montanhosa de Zgorne.

Vibrante, colorida e pitoresca, Ljubljana tem um centro cheio de vida repleto de lojas, restaurantes e atrações históricas. Em pleno coração da cidade situa-se a Praça Preseren, onde se destaca a Igreja Franciscana da Anunciação, com a sua fachada de uma tonalidade rosa forte que constitui o cartão postal perfeito da cidade, e cujo interior vale a pena visitar. Desta praça as vistas são fantásticas para o Castelo de Ljubljana, que se ergue imponente no topo de uma colina.

Se Ljubljana parece uma cidade protagonista de um conto de fadas, não poderia faltar à sua história uma personagem mítica. Reza a lenda que Ljubljana foi fundada pelo herói da mitologia grega Jasão, que lutou e derrotou um dragão que vivia ao pé da nascente do rio Ljubljanica. Ao longo dos séculos o dragão tornou-se o símbolo protetor da cidade, representando poder, coragem e sabedoria. Esta é a razão pela qual se encontram referências a dragões em muitas localizações de Ljubljana, destacando-se a Ponte do Dragão no centro da cidade, com quatro estátuas alusivas a dragões.

Para além da Ponte do Dragão, existem outras pontes sobre o rio Ljubljanica bastante conhecidas. Uma delas é a famosa Ponte Tripla, que é na verdade um grupo de três pontes que une a Praça Preseren à Old Town. Entre a Ponte Tripla e a Ponte do Dragão, a Butchers Bridge ou Ponte do Amor, repleta de cadeados que os enamorados ali simbolicamente colocam, também merece uma paragem.

A área de Ljubljana estende-se ao longo das margens do rio Ljubljanica. Do lado do rio oposto à Praça Preseren situa-se a pitoresca Old Town com as suas ruas antigas empedradas com lojas, restaurantes e cafés. Nessa área da cidade está também localizada a Câmara Municipal, que exibe frequentemente exposições de arte, a fonte Robba considerada o monumento barroco mais conhecido da cidade, a Catedral de Ljubljana famosa pelos seus frescos, e o Mercado Central ideal para provar a gastronomia local ou para comprar souvenirs e produtos típicos.

Da Old Town chega-se facilmente ao Castelo de Ljubljana, caminhando cerca de 15 minutos por uma colina situada no meio da cidade. Em alternativa existe também um funicular até ao castelo. Vale a pena visitar aquela que é uma das principais atrações da cidade, destacando-se na paisagem urbana de Ljubljana ao longo dos séculos. Há diferentes áreas a visitar no castelo, desde a Torre Pentagonal com excelentes vistas de Ljubljana, até uma exposição alusiva à história do país, uma capela, um museu e uma experiência de escape room.

Ljubljana também oferece variados espaços verdes e é considerada uma das cidades mais sustentáveis da Europa. O maior e mais conhecido é o Parque Tivoli, com uma área de 5 quilómetros quadrados que abrangem o Castelo Tivoli (o qual acolhe o Centro Internacional de Artes Gráficas), o Museu de Arte Moderna, variadas zonas com estátuas, fontes e trilhos que se estendem ao longo do parque.

Para as melhores vistas do centro e do Castelo de Ljubljana, o Skyscraper (edifício Neboticnik) é um sítio a não perder. No último piso do edifício há um terraço, cuja entrada é grátis, e um bar onde é possível tomar uma bebida ou comer algo com vistas privilegiadas da cidade.

6 cidades europeias para viver a magia do Natal
6 cidades europeias para viver a magia do Natal
Ver artigo

Na época de Natal, Ljubljana abraça o espírito festivo por toda a cidade, com decorações e iluminações natalícias impressionantes. A zona da Praça Preseren acolhe o principal mercado de Natal e uma árvore de Natal de grandes dimensões, a qual rouba temporariamente o protagonismo à famosa Igreja Franciscana da Anunciação.

Este ano as celebrações de Natal em Ljubljana começam no dia 1 de dezembro e prolongam-se até 7 de janeiro em várias localizações da cidade. Para além das atividades que se concentram na zona mais central, é possível visitar um presépio de palha junto ao Palácio Zois, uma feira natalícia no recinto do Castelo de Ljubljana e assistir a inúmeros concertos e eventos.

Para mais inspiração sobre viagens de Natal podem consultar o artigo “6 cidades europeias para viver a magia do Natal” ou o blog de viagens da Ana, The Travel in Pink

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.