Esta é também a altura por excelência para visitar os famosos mercados de Natal em muitas cidades europeias, o que constitui um plano perfeito não só para os feriados de dezembro que se aproximam, mas também para umas férias entre o Natal e o Ano Novo, uma vez que frequentemente os mercados estão abertos até aos primeiros dias de janeiro.

Trago-vos, por isso, uma lista de 6 cidades europeias a não perder nesta época do ano, algumas sobejamente famosas pela sua tradição natalícia, outras talvez menos conhecidas mas que vos irão surpreender.

Estrasburgo, França

Situada no coração da Alsácia, em França, Estrasburgo é uma cidade incontornável no Natal. Não é por acaso que é mundialmente conhecida por ter alguns dos mercados e decorações natalícias mais espetaculares.

Estrasburgo tem efetivamente mercados de Natal com séculos de historia, remontando a 1570. Os mais conhecidos situam-se na Praça da Catedral e na Praça Broglie, mas encontrarão mais de 300 chalets de madeira espalhados pela cidade com comida e bebidas típicas da quadra, bem como produtos de artesanato da região.

Estrasburgo, França
Estrasburgo, França créditos: The Travel in Pink

Mas se há algo que se destaca em Estrasburgo nesta altura do ano são as decorações fantásticas por toda a cidade. Desde árvores de Natal, cenas do presépio, coroas do Advento, até ursos de peluche natalícios ornamentando as paredes dos edifícios, a cidade transforma-se num cenário digno de um conto de fadas.

Na região da Alsácia, vale a pena visitar também Colmar, Eguisheim e Riquewihr, igualmente famosas pelos mercados e decorações natalícias.

Rothenburg ob der Tauber, Alemanha

Sendo uma das cidades medievais alemãs mais conhecidas e melhor preservadas, Rothenburg ob der Tauber transforma-se num destino mágico nesta época. Com mercados de Natal em distintos pontos da cidade e decorada com milhares de ornamentos festivos, Rothenburg ob der Tauber é sem dúvida um destino a considerar visitar na Alemanha na quadra festiva.

Na Marketplatz, a praça principal da cidade, situa-se o maior mercado de Natal, com uma árvore gigante e as típicas bancas a vender comida, bebidas e artesanato típicos da quadra. Da torre da Town Hall é possível admirar a vista da cidade e das celebrações natalícias de uma perspetiva completamente diferente.

Rothenburg ob der Tauber, Alemanha
Rothenburg ob der Tauber, Alemanha créditos: The Travel in Pink

Para além de todos os eventos natalícios, Rothenburg ob der Tauber tem muito para oferecer aos visitantes. Comecem por deambular pelas ruas da Old Town com as típicas casas alemãs pintadas em cores vivas. Visitem a Igreja de St. Jacobs, uma das igrejas de peregrinação mais conhecidas do país. Não deixem de percorrer as muralhas que circundam a cidade, com mais de 40 torres e 6 portas, assim como os Jardins do Castelo.

Por fim, procurem a atração mais conhecida de Rothenburg ob der Tauber, o Plonlein, que significa literalmente “pequena praça numa fonte”.

Riga, Letónia

A capital da Letónia tem uma magia especial na época natalícia, com mercados e decorações de Natal em várias localizações de Riga. Sabiam que a tradição da árvore de Natal nasceu precisamente nesta cidade em 1510?

Ainda hoje podemos ver a famosa árvore de Natal de Riga ao lado da não menos famosa Casa dos Black Heads, construída no século XIV por uma irmandade de mercadores. Este edifício impressionante, com uma fachada renascentista, é agora palco de concertos e exposições, estando aberto aos visitantes.

O maior mercado de Natal de Riga situa-se na Dome Square. Esta pitoresca praça no coração da Old Town faz-nos lembrar um cenário de conto de fadas com as suas bancas e decorações natalícias e uma árvore de Natal, mesmo ao lado da Catedral de Riga. É também um sítio privilegiado para provar comida tradicional da Letónia e o típico vinho quente, ou para comprar algumas lembranças e artesanato locais. Com sorte, poderão vivenciar um verdadeiro Natal mágico se forem presenteados com a primeira neve da estação.

Em Riga não percam ainda outras atrações como a Igreja de S. Pedro com vistas fantásticas para a cidade da sua torre, os edifícios Three Brothers, a Igreja Ortodoxa da Natividade, a Livraria Nacional, a célebre Casa do Gato ou o bairro Art Nouveau, com a maior concentração de edifícios deste estilo arquitetónico em todo o mundo - mais de 800.

Luxemburgo: o plano perfeito para os feriados de dezembro
Luxemburgo: o plano perfeito para os feriados de dezembro
Ver artigo

Cidade do Luxemburgo, Luxemburgo

Todos os anos nesta época festiva, o Luxemburgo abraça o espírito natalício e torna-se uma verdadeira cidade encantada, com os seus mercados de Natal, designados de Winterlights, em várias zonas da cidade.

Estes mercados oferecem mais de 100 chalets e inúmeras atrações natalícias como uma roda gigante, um ringue de patinagem no gelo e um pequeno comboio. Para a melhor perspetiva do Mercado de Natal da Praça da Constituição, vão até à Ponte Adolphe e apreciem as vistas.

Não deixem de visitar algumas das principais atrações da cidade como a Old Town, as fortificações Bock Casemates, o Chemin de la Corniche com as vistas mais espetaculares do Luxemburgo, ou os bairros de Grund e Pfaffenthal, na parte baixa da cidade.

Mercados de Natal do Luxemburgo
Mercados de Natal do Luxemburgo créditos: The Travel in Pink

Viena, Áustria

Viena é uma capital europeia grandiosa e monumental. E não é exceção na forma como celebra o Natal, cuja tradição na cidade remonta à Idade Média, quando em 1296 foi inaugurado o primeiro mercado de Natal. Desde então esta tradição manteve-se ao longo dos séculos e atualmente existem mais de 20 mercados espalhados por Viena.

O maior e mais conhecido situa-se em frente da Câmara Municipal, mas existem outros mercados em localizações históricas da cidade como o Palácio Belvedere, a Praça Maria Teresa (entre os Museus de Arte e de História Natural), ou o Palácio de Schonbrunn.

Viena, Áustria
Viena, Áustria créditos: The Travel in Pink

Na capital austríaca não percam outras atrações impressionantes como a famosa Ópera de Viena, o Palácio de Hofburg junto ao parque Volksgarten, o edifício do Parlamento, a Livraria Nacional Austríaca, a Igreja de São Carlos ou a Casa Hundertwasser.

Guia para ver as auroras boreais elaborado por quem já as viu muitas vezes
Guia para ver as auroras boreais elaborado por quem já as viu muitas vezes
Ver artigo

Tromso, Noruega

Talvez não tão conhecida pelas suas tradições natalícias como as outras cidades mencionadas neste artigo, Tromso no norte de Noruega é sem dúvida um destino que recomendo visitar nesta altura do ano.

Em primeiro lugar, a tradição de Natal em Tromso é bastante visível e esta cidade localizada no Círculo Polar Ártico é mesmo considerada a cidade do Natal na Noruega. Em dezembro, as suas ruas enchem-se de luzes e decorações alusivas à quadra, sendo possível andar numa roda gigante ou patinar no gelo num ringue situado na zona do porto.

Para além da magia do Natal, Tromso oferece ainda a magia da auroras boreais. Pela sua localização privilegiada no norte da Noruega, Tromso é um dos melhores destinos para ver nos meses de inverno o espetáculos das “Luzes do Norte”. O período do Natal, caracterizado pela noite polar com menos de uma hora de luz solar por dia, constitui uma das melhores alturas para ver este fenómeno natural.

Tromso, Noruega
Tromso, Noruega créditos: The Travel in Pink

Tromso é uma cidade vibrante no inverno e tem muito para visitar, desde o centro da cidade com uma grande variedade de lojas, cafés e restaurantes, até à zona do porto com vistas impressionantes para o mar e as montanhas. Do outro lado da moderna ponte de Tromso, não percam a Catedral do Ártico com uma arquitetura singular, bem como o teleférico de Fjellheisen que nos leva até à montanha Storsteinen, com as melhores vistas da cidade.

Fora de Tromso, uma visita aos famosos fiordes da Noruega é também imperdível. Por fim, não deixem de experimentar as atividades típicas destas latitudes polares como motas de neve, visitas a quintas de renas, caminhadas em raquetas de neve ou safaris com huskies.

Para mais inspiração sobre viagens, podem consultar o blog de viagens da Ana, The Travel in Pink