Texto e fotos por Andreia Costa

Partindo logo depois do almoço, tinha sensivelmente duas horas de caminho pela frente até ao último ponto em que os jeeps 4x4 conseguem subir. 90% das pessoas faz este passeio com uma caminhada de sete horas até ao ponto máximo que os jeeps 4x4 conseguem chegar, mas a minha opção foi cortar essa caminhada.

Vulcão Fuego
Vulcão Fuego créditos: Andreia Costa

A partir daí seria sempre a pé até ao acampamento base. Uma trilha relativamente fácil, de mais ou menos uma hora, contornando o vulcão Acatenango (vulcão inativo que fica de frente para o vulcão Fuego, com uma vista privilegiada), até chegar ao acampamento base onde passaria a noite.

No acampamento base, existem algumas estruturas, como cabanas para duas pessoas equipadas com colchões e sacos de cama para dormir algumas horas e ainda uma cozinha comunitária improvisada onde se serve o jantar e bebidas quentes.

Vulcão Fuego
Vulcão Fuego créditos: Andreia Costa

Estamos em plena montanha, a 3500 metros de altura, de frente para um vulcão com atividade constante e, sob a nossa cabeça, um céu profundo que só se consegue ver sem a poluição luminosa das cidades.

A estrutura é rústica, mas dá perfeitamente para passarmos uma noite de êxtase sempre que o vulcão Fuego decide dar espetáculo para os visitantes.