Antiga capital de Marrocos e cidade imperial, Fez tem a universidade mais antiga do mundo e muita história. À parte da sua riqueza histórica, apresenta também um cenário cosmopolita no que toca a hotéis, gastronomia e arquitetura.

Venha conhecer Fez, com a TAP.

Medina

Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, a Medina de Fez é um local obrigatório para visitar. Datada do século VIII, muitos dos seus antigos monumentos e edifícios foram alvo de várias restaurações que os elevam à sua antiga glória.

Desde cerâmica a tapetes e aos artigos em couro, passando por outros artigos característicos, este é o local para comprar o seu souvenir. Explore também o mercado de roupas em segunda mão, El Merktane, no bairro de El Achabine.

Use um calçado confortável para explorar as ruas estreitas e sinuosas da Medina e prepare-se para um dia de compras.

fez marrocos
créditos: Zimaal/CC BY-SA 3.0

Centro cultural e espiritual

Não saia sem visitar a magnífica Madraça Al-Attarine, antiga acomodação estudantil e parte da Al-Quaraouiyine, a universidade mais antiga do mundo.

Vai também ficar impressionado com o artesanato local e cultura no museu do Batha, onde irá descobrir uma variedade de artefatos berberes tradicionais, incluindo joias e cerâmica, alojados num palácio ornamentado.

fez marrocos
créditos: Pixabay

Gastronomia

Um dos restaurantes que tem dado que falar nos últimos tempos é o Nur, da chef Najat Kaanache, responsável também pelo primeiro take-away mexicano da Medina, o Nachō Mama.

Se quer algo diferente, experimente os afamados hambúrgueres de camelo, no Cafe Clock. Para as típicas tangines e música ao vivo num pátio à luz das velas, o La Maison Bleue no Riad Maison Bleue pode ser uma boa opção.

Atrações

Os curtumes de Chouara são também um must-see em Fez. Os seus cubos de retalhos de corantes coloridos de especiaria proporcionam uma visão impressionante.

Visite o Jardim Jnan Sbil, um tranquilo jardim público que já foi parte do Palácio Real e que chama a atenção com as suas fontes de azulejos, palmeiras e canteiros bem cuidados. Quando estiver pronto para relaxar, faça um banho turco no spa do Palais Faraj.

fez marrocos
créditos: Pixabay
Fez desde 100€