Arraial do Cabo - Rio de Janeiro

Se quiser aproveitar praias deslumbrantes, muito sol e de acesso fácil, não deixe de visitar Arraial do Cabo. O município é considerado um dos melhores pontos de mergulho do país. O mar tem um azul intenso, que varia dos tons mais claros aos mais escuros e o fenómeno da ressurgência traz à superfície águas profundas ricas em vida marinha.

A Praia do Farol é considerada uma das mais belas praias do país e é protegida pela Marinha do Brasil, oferecendo acesso limitado apenas através de passeios autorizados. Aproveite para fazer um passeio de barco com um guia ao final da tarde, assim poderá assistir ao pôr do sol no Pontal do Atalaia. Se preferir surfar, não deixe de visitar a Praia Grande e visitar o miradouro natural com as impressionantes paisagens de Arraial.

Chapada dos Guimarães - Mato Grosso

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães está localizado a 69 km de Cuiabá. É possível conhecer canions, cascatas, vida selvagem e pinturas rupestres espalhados pelo parque. Há diversas oportunidades para realizar trilhos a pé ou de bicicleta. Alguns dos pontos mais visitados do parque são a Cachoeira Véu de Noiva, que possui 86 metros de queda, e a Casa de Pedra, pequena caverna de arenito que serviu de abrigo aos povos primitivos.

Não perca o ponto mais alto do parque, o Morro de São Jerónimo, que oferece uma vista fantástica sobre a região. O trilho requer condicionamento físico, já que é uma caminhada de 20 km ida e volta, e a maioria dos passeios exige agendamento.

João Pessoa - Paraíba

João Pessoa é a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1585, e a segunda cidade mais arborizada do mundo, atrás apenas de Paris. Além das belíssimas praias da região, não deixe de conhecer o centro histórico, que possui igrejas com arquitetura do século XVIII, praças, fontes, casarões coloniais, museus e um relógio de sol.

Em Tambaú, aproveite para conhecer e comprar vários produtos da região ao visitar a feira de artesanato. Além disso, de frente para a praia de Tambaú, a menos de 2 km da costa, é possível usufruir das Piscinas Naturais de Picãozinho, que surgem na maré baixa e apresentam formações de corais.

Petrópolis - Rio de Janeiro

A cidade imperial serrana de Petrópolis é excelente para usufruir tanto no verão como no inverno. Opte por se hospedar no centro, assim estará a uma curta caminhada da maioria das atrações turísticas. O centro histórico é repleto de ruas arborizadas, pontes de madeira e casarões conservados. Não deixe de visitar o Museu Imperial, residência de verão de D.Pedro II, que foi transformada em museu e conta com peças incríveis, como a pena (caneta) usada pela Princesa Isabel para assinar a Lei Áurea, por exemplo.

Visite também o Palácio de Cristal e aproveite para fazer um tour pela cervejaria mais famosa da região; além de saber mais sobre a origem da cerveja no Brasil e os seus ingredientes, é possível degustar três cervejas diferentes. Ainda na região, não deixe de conhecer o Palácio Quitandinha, hotel casino dos anos 40 que tinha a pretensão de ser o mais luxuoso das Américas.

Chapada dos Veadeiros - Goiás

Localizada no planalto do estado de Goiás e com cenário tipicamente de montanha, a Chapada dos Veadeiros é conhecida como Berço das Águas, por oferecer diversas nascentes e mais de 2 mil cascatas na região. Além de ser a região ideal para os amantes do ecoturismo, também possui uma infraestrutura grande, com terapias e atividades alternativas. O local é ideal para recarregar as energias, fugir da rotina e respirar ar puro. Não deixe de visitar a Catarata dos Couros; o Vale da Lua, formações rochosas que lembram a superfície lunar; e a região de Loquinhas, que possui diversas cascatas e poços de água cristalinas. A melhor forma de explorar a Chapada dos Veadeiros é de carro.

Fotos: Booking.com

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.