Reconhecidos por terem sido palco de combates entre gladiadores e de outros tipos de espetáculos durante o Império Romano, os anfiteatros perduram como marcos arquitetónicos que, atualmente, ainda atraem milhares de visitantes todos os anos.

Para aqueles que procuram admirar estas imponentes estruturas e saber mais sobre o quotidiano e a cultura desta civilização antiga, a TUI Musement compilou alguns dos anfiteatros mais populares do mundo.

1. Coliseu de Roma, Itália

O Anfiteatro Flaviano, uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno, é uma das atrações mais emblemáticas da capital italiana. Construído no século I d.C., foi palco de inúmeros espetáculos, desde caçadas selvagens e combates de gladiadores, a reconstituições de batalhas navais. Para imergir totalmente na atmosfera da Roma Antiga, pode complementar esta visita com um passeio pelo Fórum Romano e pelo Monte Palatino.

Coliseu de Roma, Itália
Coliseu de Roma, Itália Coliseu de Roma, Itália créditos: Pixabay

2. Anfiteatro de Pompeia, Itália

A cidade de Pompeia foi tragicamente destruída e coberta por cinzas após a erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C.. Apesar da tragédia, o anfiteatro de Pompeia foi o único que resistiu até aos dias de hoje. Além do anfiteatro, as termas e as vilas com pinturas da época oferecem uma visão fascinante e detalhada da vida quotidiana nesta antiga cidade romana.

Anfiteatro de Pompeia, Itália
Anfiteatro de Pompeia, Itália Anfiteatro de Pompeia, Itália créditos: Norbert Nagel / CC BY-SA 3.0 / Wikipédia

3. Anfiteatro de El Jem, Tunísia

Declarado Património Mundial em 1979, El Jem é um dos monumentos mais visitados deste país. Este anfiteatro pode acolher mais de 30.000 pessoas, o que o torna um dos maiores anfiteatros do mundo. Os visitantes podem maravilhar-se com o excelente estado de preservação desta arena e das suas passagens subterrâneas, o que permite explorar este testemunho impressionante de grandeza do Império Romano.

El Jem
El Jem El Jem, Tunísia créditos: Alice Barcellos

4. Anfiteatro de Pula, Croácia

A Arena de Pula, construída durante o século I d.C., é o monumento romano mais bem preservado da Croácia. É, também, o único anfiteatro no mundo que ainda tem as suas quatro torres. Originalmente, era utilizado para combates de gladiadores e, mais tarde, como palco de torneios medievais. Atualmente, nas suas passagens subterrâneas, existe uma exposição imperdível sobre a produção de azeite e vinho na Ístria Antiga.

Anfiteatro de Pula
Anfiteatro de Pula Anfiteatro de Pula, Croácia créditos: Pixabay

5. Arena de Nimes, França

Este anfiteatro é um dos mais bem preservados do mundo. Antigamente, era palco de jogos entre gladiadores e, posteriormente, tornou-se a fortaleza dos viscondes de Nimes durante a Idade Média. Hoje em dia, é palco de numerosos eventos e espetáculos, tendo sido restaurado no início do século XIX.

Arena de Nimes, França
Arena de Nimes, França Arena de Nimes, França créditos: Pixabay

Uma joia escondida em Itália: o Anfiteatro de Cápua e Spartacus

O Anfiteatro de Cápua destaca-se como um ponto de referência fundamental em qualquer visita histórica a estas arenas de gladiadores. Famoso por ter sido o campo de treino do lendário gladiador Spartacus, este anfiteatro, situado perto de Nápoles, permite aos visitantes entrarem numa atmosfera impregnada de história. Ao contrário de outros destinos mais reconhecidos, a sua sensação de tranquilidade convida a explorar os túneis e outras estruturas de forma detalhada, onde os especialistas locais fornecem um vislumbre daquilo que era a vida e os desafios dos gladiadores que lutaram nesta “Arena de Lendas”.