Espanha é um país rico em história, paisagens, cultura e gastronomia e, por isso, nem sempre é fácil escolher os lugares a visitar. Por um lado, existe a capital, Madrid, que para muitos é de passagem obrigatória, enquanto que por outro, há Barcelona e toda a sua arquitetura vibrante... No entanto, face ao período em que vivemos, os turistas estão a optar por lugares menos conhecidos.

Menos populares, mas igualmente interessantes, existem outras cidades espanholas à espera da sua visita e que também justificam o facto de Espanha ser o segundo país mais visitado do mundo e estar mesmo aqui ao lado.

Descubra as cidades espanholas que vale a pena visitar e que estão fora dos grandes radares turísticos.

Segóvia

Esta cidade espanhola começou a ser erguida na época do Império Romano. Em 1985, Segóvia foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Segóvia é conhecida pelo aqueduto romano. Destacam-se ainda a Catedral de Santa Maria de Segóvia, também conhecida como a Dama das Catedrais, o alcázar e o Palácio Real de Riofrio.

Salamanca

Também reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, Salamanca tem uma das universidades mais antigas do mundo e é uma das cidades mais antigas de Espanha. Terra de estudantes, recomenda-se que explore a cidade sem pressas.

Vitoria-Gasteiz

Vitoria-Gasteiz é muitas vezes ofuscada por outras cidades do País Basco, mas tem muito para oferecer. O facto de não se encontrar nos radares turísticos contribui para a sua autenticidade. Tal como as cidades bascas mais populares, Vitoria tem um centro medieval. Para além de edifícios medievais bem preservados, a cidade velha conta também com palácios, como os renascentistas Bendaña e Escoriaza-Esquivel. A cidade é também famosa pelos seus espaços verdes e foi eleita Capital Verde europeia em 2012.

Corunha

Corunha: dois dias numa Espanha diferente
Corunha: dois dias numa Espanha diferente
Ver artigo

Os Celtas e os Romanos deixaram uma herança única na Corunha. Sempre com o mar no horizonte, tendo como símbolo a Torre de Hércules, é uma cidade para passear e usufruir.

Saragoça

Situada nas margens do rio Ebro, é a quinta maior cidade espanhola. Saragoça fica no centro de um grande vale com grande variedade de paisagens, desde desertos, bosques densos, prados e montanhas. Aqui encontra-se um dos 12 tesouros de Espanha: a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Saragoça encontra-se a meio caminho entre Madrid, Barcelona e Valência, a mais ou menos 300 quilómetro de cada uma das três.

Toledo

Toledo fica no topo de uma montanha cercada pelo rio Tejo e impressiona graças à sua beleza natural e à arquitetura de influência árabe e gótica.

Murcia

Segundo o Telegraph, Murcia serve alguma da melhor comida em Espanha, por isso, a tentação de passar o dia entre bares de tapas será grande. Fundada pelos mouros em 825, Murcia mistura meio milénio de arquitetura e influência islâmica com uma fascinante cidade velha pintada por belas igrejas e museus, todas em ruas estreitas e praças atraentes com muitas formas e tamanhos.

Santiago da Compostela

A paz da Quinta da Auga em Santiago de Compostela
A paz da Quinta da Auga em Santiago de Compostela
Ver artigo

Santiago de Compostela, na Galiza, é o destino final de milhares de peregrinos que todos os anos fazem o Caminho de Santiago, quer por Portugal, quer pelo Sul de Espanha, quer por França. Para a blogger Joland, é também o destino ideal para uma simples escapadinha de fim de semana.

Descubra também as dez praias mais bonitas da Galiza e inspire-se nesta viagem fotográfica pela Galiza.

Bilbau

É talvez uma das cidades mais populares desta lista. A maior cidade do País Basco homenageia o velho e é um exemplo de modernismo. Dividida pela Ria de Bilbau e protegida pelas montanhas, Bilbau resulta de uma fusão de contrastes, culturas e sabores. Veja aqui um roteiro de dois dias em Bilbau.

Almería

Com um forte legado histórico, Almería tem vindo a crescer como destino turístico nos últimos anos. Situada junto ao mar, Almería também fica perto de um dos tesouros do litoral do sul da Espanha, o Parque Nacional Cabo de Gata.

Cádis

Fundada pelos Fenícios em 1000 a.C., Cádis é uma das cidades mais antigas da Europa. Mais tarde serviu como base naval aos Romanos. Também foi ponto de partida de duas das viagens de Cristóvão Colombo à América.

León

León é famosa pela sua catedral gótica e por diversos outros monumentos e edifícios como a Basílica de Santo Isidoro, o antigo mosteiro de São Marcos, o Palácio de los Guzmanes, a Casa de Botines e o MUSAC. O Barrio Humedo, o bairro boémio e a Plaza del Grano são outros pontos turísticos de interesse.

Girona

Dez castelos em Espanha para se sentir na Guerra dos Tronos
Dez castelos em Espanha para se sentir na Guerra dos Tronos
Ver artigo

Entre Barcelona e Costa Brava, Girona foi cenário de parte das quinta, sexta e sétima temporadas da famosa série Guerra dos Tronos. É uma cidade moderna e movimentada, mas o seu centro histórico remete-nos para o passado.

Córdoba

Por Córdoba passaram romanos, árabes e os reis cristãos. Todos eles deixaram a sua herança e é por isso que Córdoba é também conhecida como a “Cidade das Três Culturas”.

Valladolid

Valladolid tem um vasto património arquitetónico e cultural. Os principais pontos turísticos desta cidade são os palácios, igrejas e praças. Mas há muito mais. Vale a pena passear pelas ruas do antigo bairro judeu até ao Palácio dos Condes de Benavente, na Plaza de la Trinidad e visitar a Plaza de San Pablo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.