Espanha é um dos países que nunca nos cansamos de voltar. Para além da sua proximidade com Portugal, tem paisagens incríveis, muita história e… tapas. Nesta viagem por terras espanholas, descobrimos cantinhos maravilhosos e até alguns que nunca ouvíramos falar.

Desta vez fomos de carro e conhecemos Ciudad Rodrigo, Salamanca, La Alberca e Mogarraz. Dividimos a viagem de quatro dias da seguinte forma: a primeira paragem foi na Ciudad Rodrigo, onde almoçámos e explorámos um pouco o centro. Seguimos então para Salamanca, onde ficámos duas noites. No terceiro dia, visitámos La Alberca e pernoitámos a última noite em Mogarraz.

La Alberca

La Alberca foi a nossa primeira paragem no terceiro dia. Saímos bem cedinho de Salamanca, deixando para trás uma cidade maravilhosa, e rumámos a esta pequena aldeia, no coração do Parque Natural Las Batuecas.

créditos: Viver o Mundo

Apesar de não ser muito grande é uma das mais conhecidas, como tal é também a mais turística. A aldeia mantém, nos dias de hoje, uma arquitetura tradicional que combina pedra e madeira. Apesar das casas estarem ali há séculos, como confirmado pelas datas inscritas nas suas portas, estão bastante bem preservadas (algumas já sofreram recuperações). Uma vez que toda a aldeia mantém os traços originais, conferindo-lhe um ar medieval, é impossível não sermos transportados para um cenário de um filme daquela época.

O que fazer em La Alberca

A maior dica que podemos dar sobre La Alberca é: perca-se pelas ruelas estreitas e labirínticas da aldeia e aprecie todos os pormenores. Repare também na arquitetura peculiar das casas, às riscas castanhas e brancas. Um charme!

Todas as ruelas vão dar à Praça Maior, a praça central da aldeia – que é muito bonita, por sinal. Esta é rodeada por casas assentes em coluna, alguns cafezinhos e comércio local. É aqui que se localiza também o posto de turismo. Faça como nós, e peça ali o mapa turístico da aldeia. No centro da praça encontramos uma cruz de pedra e uma fonte.

créditos: Viver o Mundo

Visite ainda a Igreja de Nuestra Sra. de la Asunción, toda feita de pedra. O seu interior também é muito bonito.

Ao chegar à igreja reparámos numa estátua de um porco em pedra, e claro que quisemos logo saber a sua história. Nas festas de San Antonio de Pádua, o município compra um porco e depois de abençoado é libertado nas ruas da aldeia com um sino ao pescoço. Os moradores dão-lhe de comer até meados de janeiro, e depois é sorteado entre eles.

La Alberca créditos: Viver o Mundo

Histórias à parte, La Alberca é muito famosa pelos seus enchidos, especialmente os presuntos. O cheiro que emana nas ruas não deixa dúvidas disso mesmo.

Andando mais um pouco, irá encontrar La Puente, uma ponte de pedra que dá um toque ainda mais genuíno à aldeia.

Depois de muito deambularmos pelas ruelas, estava na hora de encher a barriguinha. Comemos uma Parrillada (várias carnes) muito bem servida, num dos restaurantes da aldeia. Despedimo-nos em grande desta aldeia tão autêntica.

Mogarraz

Já a tarde ia longa, quando chegámos a Mogarraz, onde iríamos passar a noite. Apenas 10 km separam as duas aldeias, pelo que recomendamos visitar ambas. Apesar de não ser tão afamada como La Alberca, podemos afirmar que é uma das aldeias mais genuínas onde já estivemos, longe do turismo em massa.

Tal como acontece em La Alberca, Mogarraz também soube preservar a sua arquitetura e tradições. A melhor forma de conhecer Mogarraz é caminhar sem rumo pelas suas ruelas, que lhe valeram o título de Património Histórico.

O que fazer em Mogarraz

Visto ser uma aldeia pequenina, conseguimos ver todos os locais naquele mesmo dia. Mas, mesmo sendo pequena em tamanho é grande em autenticidade, pelo que ficámos completamente rendidos.

Tal como referimos, não há melhor maneira de conhecer a aldeia senão deambulando pelas suas ruas estreitas. No entanto, o que atrai fortemente a atenção em Mogarraz é a exposição de retratos que adornam as fachadas das casas e da igreja. Sim, leu bem! São mesmo quadros onde estão pintados os rostos dos antigos moradores da povoação.

créditos: Viver o Mundo

Passamos a explicar: tudo começou em 1967, quando Alejandro Martín Criado fotografou todos os moradores do município, para que formalizassem o seu documento de identidade. Em 2008, o pintor local Florencio Maíllo recuperou este arquivo fotográfico, transformando-o numa galeria de arte a céu aberto, literalmente. São cerca de 400 obras distribuídas pelas ruas de Mogarraz. É fascinante!

Se pretende conhecer um pouco da história da vila, sugerimos visitar o Museu Etnográfico “Casa de las Artesanías”, onde encontrará magníficos trajes e bordados e outros trabalhos artesanais.

À entrada da aldeia vai encontrar a Cruz dos Judeus (século XVII), localizada ao lado da Ermita del Humilladero (século XIII). Na parte de trás está a Fuente del Humilladero.

Não deixe de visitar também a Igreja de Nossa Senhora das Neves, onde irá encontrar no interior a Virgen de las Nieves, padroeira da vila.

créditos: Viver o Mundo

Outro local de interesse é a Torre del Campanario (século XVII). A torre está isenta da igreja e sugere uma função defensiva.

E, finalmente, vá até à praça principal da aldeia, onde os locais se juntam ao final do dia. A praça é muito amorosa e é o local ideal para descansar ou beber um refresco.

créditos: Viver o Mundo

Se gosta de trilhos, é possível fazer o Camino del Agua, numa perfeita harmonia com o meio ambiente. Veja aqui todas as informações do trilho.

Acabámos por jantar no Bar Fuente la Pila, onde provámos os bocadillos (deliciosos, por sinal). Alertamos para o facto de, ao final da tarde, surgirem muitos mosquitos. Como tal, previna-se e traga repelente na mala.

Quando visitar estas aldeias pode pernoitar tanto em La Alberca como em Mogarraz. A nossa decisão recaiu sobre esta última pois como não tem tanta fama, ficava mais barato, ainda que não haja muita variedade. Reservámos através do Booking (como sempre) e ficámos no El Humilladero. Para uma noite serviu perfeitamente.

Meandro del Melero

No dia seguinte, o quarto e último dia por terras espanholas, fizemos um pequeno desvio que não estava incluído no roteiro inicial. Como já tínhamos visitado a aldeia toda no dia anterior, fomos em busca de uma das panorâmicas mais bonitas de Espanha.

créditos: Viver o Mundo

A cerca de 35 minutos de Mogarraz encontramos um verdadeiro óasis: o Meandro del Melero. As águas do Rio Alagón formaram ao longo dos séculos uma das mais espetaculares formações fluviais de toda a península Ibérica.

O melhor local para uma vista desafogada para o Meandro del Melero é, sem dúvida, no Mirador de la Antigua. Se pretender, pode fazer um agradável passeio de barco pelo meandro.

Artigo originalmente publicado no blogue Viver o Mundo

Encontre no Instagram mais inspiração para as próximas escapadinhas