Espanha é um país rico em história, paisagens, cultura e gastronomia e, por isso, nem sempre é fácil escolher os lugares a visitar. Por um lado, existe a capital, Madrid, que para muitos é de passagem obrigatória, enquanto por outro, há Barcelona e toda a sua arquitetura vibrante. Menos populares, mas igualmente interessantes, existem outras cidades espanholas à espera da sua visita.
Descubra as cidades espanholas que vale a pena visitar e que estão fora dos grandes radares turísticos.
1. Segóvia
Esta cidade espanhola começou a ser erguida na época do Império Romano. Em 1985, Segóvia foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO. Segóvia é conhecida pelo aqueduto romano. Destacam-se ainda a Catedral de Santa Maria de Segóvia, também conhecida como a Dama das Catedrais, o alcázar e o Palácio Real de Riofrio.
2. Salamanca
Também reconhecida como Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, Salamanca tem uma das universidades mais antigas do mundo e é uma das cidades mais antigas de Espanha. Terra de estudantes, recomenda-se que explore a cidade sem pressas.
3. Vitoria-Gasteiz
Vitoria-Gasteiz é muitas vezes ofuscada por outras cidades do País Basco, mas tem muito para oferecer. O facto de não se encontrar nos radares turísticos contribui para a sua autenticidade. Tal como as cidades bascas mais populares, Vitoria tem um centro medieval. Para além de edifícios medievais bem preservados, a cidade velha conta também com palácios, como os renascentistas Bendaña e Escoriaza-Esquivel. A cidade é também famosa pelos seus espaços verdes.
4. Corunha
Os Celtas e os Romanos deixaram uma herança única na Corunha. Sempre com o mar no horizonte, tendo como símbolo a Torre de Hércules, é uma cidade para passear e usufruir.
5. Saragoça
Situada nas margens do rio Ebro, é a quinta maior cidade espanhola. Saragoça fica no centro de um grande vale com grande variedade de paisagens, desde desertos, bosques densos, prados e montanhas. Aqui encontra-se um dos 12 tesouros de Espanha: a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar. Saragoça encontra-se a meio caminho entre Madrid, Barcelona e Valência, a mais ou menos 300 quilómetro de cada uma.
6. Toledo
Toledo fica no topo de uma montanha cercada pelo rio Tejo e impressiona graças à sua beleza natural e à arquitetura de influência árabe e gótica.
7. Múrcia
Múrcia serve alguma da melhor comida em Espanha, por isso, a tentação de passar o dia entre bares de tapas será grande. Fundada pelos mouros em 825, Múrcia mistura meio milénio de arquitetura e influência islâmica com uma fascinante cidade velha pintada por belas igrejas e museus, todas em ruas estreitas e praças atraentes com muitas formas e tamanhos.
8. Santiago da Compostela
Santiago de Compostela, na Galiza, é o destino final de milhares de peregrinos que todos os anos fazem o Caminho de Santiago, quer por Portugal, quer pelo Sul de Espanha, quer por França. É também o destino ideal para uma simples escapadinha de fim de semana.
9. Bilbau
É talvez uma das cidades mais populares desta lista. A maior cidade do País Basco homenageia o velho e é um exemplo de modernismo. Dividida pela Ria de Bilbau e protegida pelas montanhas, Bilbau resulta de uma fusão de contrastes, culturas e sabores. Veja aqui um roteiro.
10. Almería
Com um forte legado histórico, Almería tem vindo a crescer como destino turístico nos últimos anos. Situada junto ao mar, Almería também fica perto de um dos tesouros do litoral do sul da Espanha, o Parque Nacional Cabo de Gata.
11. Cádis
Fundada pelos Fenícios em 1000 a.C., Cádis é uma das cidades mais antigas da Europa. Mais tarde serviu como base naval aos romanos. Também foi ponto de partida de duas das viagens de Cristóvão Colombo à América.
12. León
León é famosa pela sua catedral gótica e por diversos outros monumentos e edifícios como a Basílica de Santo Isidoro, o antigo mosteiro de São Marcos, o Palácio de los Guzmanes, a Casa de Botines e o MUSAC. O Barrio Humedo, o bairro boémio e a Plaza del Grano são outros pontos turísticos de interesse.
13. Girona
Entre Barcelona e Costa Brava, Girona foi cenário de parte das quinta, sexta e sétima temporadas da famosa série Guerra dos Tronos. É uma cidade moderna e movimentada, mas o seu centro histórico remete-nos para o passado.
14. Córdoba
Por Córdoba passaram romanos, árabes e os reis cristãos. Todos eles deixaram a sua herança e é por isso que Córdoba é também conhecida como a “Cidade das Três Culturas”.
15. Valladolid
Valladolid tem um vasto património arquitetónico e cultural. Os principais pontos turísticos desta cidade são os palácios, igrejas e praças. Mas há muito mais. Vale a pena passear pelas ruas do antigo bairro judeu até ao Palácio dos Condes de Benavente, na Plaza de la Trinidad e visitar a Plaza de San Pablo.
Comentários