Nos últimos 25 quilómetros, antes de desaguar no rio Minho, perto da aldeia de Os Peares, o rio Sil percorre a fronteira das províncias de Lugo e Ourense, ao longo de uma profunda garganta, criando uma paisagem impressionante, um dos ícones e postais deste território. É a chamada Garganta ou Canyon do Sil.
Além da beleza da paisagem natural, encontra na Ribeira Sacra mosteiros medievais, aldeias, miradouros e uma das produções de vinho mais antigas da Espanha.
O site do Turismo da Espanha enumera sete motivos para visitar esta região que fica a cerca de 240 quilómetros da cidade do Porto.
A tradição vinícola, com as vinhas em socalcos, os canyons espetaculares que marcam a paisagem natural, as igrejas e os mosteiros, bem como os miradouros naturais, com destaque para os Balcones de Madrid, o mirante de Castro Caldelas, o Farol de Chantada e o Cabo do Mundo, são alguns dos atrativos que pode conhecer na Ribeira Sacra.
Toda a envolvência natural, com as vistas para os rios Minho e Sil e os bosques de castanheiros e carvalhos, faz desta região um lugar especial para os amantes da natureza, ganhando cores espetaculares no outono. As zonas junto às Serras do Oribio e Courel são Reserva da Biosfera da Unesco.
Pode espreitar aqui uma sugestão de roteiro de quatro dias feita pelo Turismo da Galiza.
Comentários