Imagem: Garganta do Sil / Turismo da Galiza

Nos últimos 25 quilómetros, antes de desaguar no rio Minho, perto da aldeia de Os Peares, o rio Sil percorre a fronteira das províncias de Lugo e Ourense, ao longo de uma profunda garganta, criando uma paisagem impressionante, um dos ícones e postais deste território. É a chamada Garganta ou Canyon do Sil.

Além da beleza da paisagem natural, encontra na Ribeira Sacra mosteiros medievais, aldeias, miradouros e uma das produções de vinho mais antigas da Espanha.

O site do Turismo da Espanha enumera sete motivos para visitar esta região que fica a cerca de 240 quilómetros da cidade do Porto.

Na rota da Ribeira Sacra: uma região de natureza espetacular na Galiza
Miradouro do Cabo do Mundo créditos: Turismo da Espanha

A tradição vinícola, com as vinhas em socalcos, os canyons espetaculares que marcam a paisagem natural, as igrejas e os mosteiros, bem como os miradouros naturais, com destaque para os Balcones de Madrid, o mirante de Castro Caldelas, o Farol de Chantada e o Cabo do Mundo, são alguns dos atrativos que pode conhecer na Ribeira Sacra.

Toda a envolvência natural, com as vistas para os rios Minho e Sil e os bosques de castanheiros e carvalhos, faz desta região um lugar especial para os amantes da natureza, ganhando cores espetaculares no outono. As zonas junto às Serras do Oribio e Courel são Reserva da Biosfera da Unesco.

Pode espreitar aqui uma sugestão de roteiro de quatro dias feita pelo Turismo da Galiza.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.